página principal Europa Inglaterra Abbey Road Studios (na visão de um Beatlemaníaco)

Abbey Road Studios (na visão de um Beatlemaníaco)

Quando decidimos que um dos destinos de nossa Lua de Mel seria Londres, o primeiro destino dentro da cidade já estava setado.

“Vamos ao Abbey Road Studios.”

Para quem não está familiarizado com o nome, com certeza está sabe do que se trata essa imagem:

abbey-road

Conhecido mais comumente por ser o estúdio onde os Beatles lançaram o álbum homônimo que redefiniu a música como a conhecemos hoje, o Abbey Road Studios também já foi palco de uma gama quase infinita de marcos na história da música, recebendo artistas como Pink Floyd, Duran Duran, Rush, The Alan Parsons Project e, mais recentemente, Lady Gaga e Alanis Morissette.

Que a importância do estúdio na história da música é inegável, isso é sem dúvida alguma. Mas, e como um destino turístico? Funciona?

Pra chegar na suntuosa casa que abriga o estúdio e à famosa travessia de pedestres, basta uma viagem de Underground para a estação St. John’s Wood e cinco minutos de caminhada. Na saída do metrô, um Beatles Café logo de cara atiça sua veia consumista e recebe fãs mais ‘perdidos’ para indicar o caminho para o lugar.

abbey road studios

A vizinhança é absolutamente residencial. Ao caminhar até o local, passamos por casas, escolas primárias e até um hospital, nada de lojas de souvenir ou atrações tão comuns em destinos como Baker Street (Falaremos de lá numa outra oportunidade! :D).

Ao chegar, das duas uma, ou você se sentirá engrandecido por estar num lugar onde a história da música passou com tanta intensidade, ou a aglomeração distinta em volta de uma simples faixa de pedestres fará você soltar aquele “Mas é só isso?” que poderá fazer o seu acompanhante sangrar pelos ouvidos. xD

O lugar sem dúvida não tem nada de mais para o “turistão enlatado”. A famosa travessia  está lá, porém a via é bastante movimentada. Apesar dos motoristas londrinos serem educados e pararem para pedestres atravessarem mesmo sem um farol, é complicado cruzar a via. O s muros do estúdio dão um show a parte, milhares de fãs deixam elaboradíssimas mensagens de paz e amor enquanto um sem número se dedica ao clichezão bacana de simplesmente escrever “All you need is love”.

O estúdio não aceita visitantes, muito menos tem tour guiado. O único suporte dado pelo mesmo é o de ter uma câmera apontada para a faixa de pedestres, onde quadros de um stream podem ser baixados de um site dedicado (Porém somente disponíveis por 24 horas).

abbeyroad

Depois de tudo isso, você pode me perguntar “Pow Dre, mas vale a pena gastar o seu tempo para visitar o Abbey Road Studios?” Ora, meu caro/minha cara… é lógico que vale! É um destino histórico, grátis, de fácil acesso, relativamente tranquilo (leia-se: não tem muvuca de turista), e que de quebra te convida a descobrir um lado de Londres que os grandes pontos turísticos não chegam nem perto de mostrar: Como o Londrino vive de verdade?

Como um fã dos Beatles, não poderia deixar de perder a ida ao estúdio. E nem você deveria. =)

Abbey Road Studios
Endereço:
3 Abbey Road | St. John’s Wood London NW8 9AY
Tel: +44 (0)20 7266 7000
Mais: site oficial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *