página principal Locomoção Como é viajar de TAM Internacional

Como é viajar de TAM Internacional

Olá, gente, tudo bem? Nós viajamos para Santiago de TAM, com uma promoção de milhas, e vamos contar para vocês como é.

A gente j√° voou TAM algumas vezes aqui no Brasil, mas at√© ent√£o nunca t√≠nhamos voado de TAM para o exterior. Est√°vamos esperando algo no estilo v√īos dentro do Brasil (e que eu particularmente n√£o acho ruim), mas fomos muito surpreendidos.

Então vem ver nosso relato com detalhes sobre a nossa experiência entre Brasil e Chile.

O Check-in

taminternacional-checkin

Os v√īos internacionais da TAM partem do Terminal 3 em Guarulhos, e o check-in √© compartilhado com a LAN (as duas empresas s√£o do mesmo grupo)

Nosso v√īo era √†s 8h50 da manh√£, chegamos no aeroporto por volta das 6 horas. E foi isso que nos salvou!

Nosso v√īo inicialmente era S√£o Paulo – Rio de Janeiro – Santiago, mas fomos transferidos para um v√īo direto S√£o Paulo – Santiago. N√£o alterou nem localizador, nem nada. Na hora de fazermos o check-in autom√°tico, nos totens de auto-atendimento, dava que nosso bilhete estava com problemas. Imagina nosso susto?

Tivemos que entrar na fila e nosso atendente viu que nossos bilhetes tinham sofrido altera√ß√£o, e com isso a gente n√£o podia fazer o check-in nos totens de atendimento. Ai veio a primeira surpresa: nossos assentos eram separados e nada de janela, como eu tinha requisitado. Fiquei maluca, liguei na TAM e reclamei, mas nada puderam fazer, nosso v√īo estava lotado.

Entramos na aeronave e fomos recebidos por comiss√°rios bem simp√°ticos e atenciosos. Uma delas se pr√©-disp√īs a nos ajudar nas trocas de assentos, para a gente conseguir ir juntos, e conseguiu.

Antes mesmo da decolagem a equipe de bordo deu para todos os passageiros o formulário da imigração chilena, para que todo mundo já descesse do avião com tudo pronto.

Aeronave e entretenimento de bordo

taminternacional-aviao
Sentamos no (gigante) avi√£o e esperamos o v√īo sair. A configura√ß√£o na econ√īmica √© 3-4-3 (tr√™s poltronas nos cantos e 4 poltronas no meio), e eu fiquei bem surpresa por um avi√£o daquele porte fazer a rota S√£o Paulo – Santiago. Em todas as poltronas tinha um kit com travesseiro, cobertor, fone de ouvido e um kit de amenities, que incluia escova, pasta de dentes, pente, um par de meias e uma caneta. √ötil, especialmente logo de manh√£.

O espa√ßo entre as poltronas era muito bom, como nas fotos acima (para refer√™ncia: eu tenho 1.71m, e o Dre 1.84m), e a infra-estrutura √≥tima! Todos os assentos tinham dispon√≠veis tela touchscreen individual, entrada USB e tomada universal para carregar aparelhos eletr√īnicos. Ent√£o quem quisesse carregar seu conte√ļdo para a tela tamb√©m tinha essa possibilidade, e quem queria aproveitar a entrada USB para recarregar seu aparelho tamb√©m tinha essa oportunidade.

No entretenimento de bordo muitas op√ß√Ķes estavam dispon√≠veis – incluindo filmes que estavam at√© poucos meses atr√°s em cartaz nos cinemas brasileiros. A biblioteca de m√ļsicas tamb√©m era bem grande, assim como a de seriados. Achamos √≥timos!

Nosso v√īo saiu com meia hora de atraso, mas chegou em Santiago apenas 10 minutos depois do previsto.

Serviço de bordo

Esse foi um dos pontos que mais surpreendeu a gente, de verdade.

Pouco antes da decolagem, foram oferecidas balas aos passageiros, como de costume nos v√īos da TAM. Depois de um tempo (maior do que o previsto, por conta de todas as turbul√™ncias que enfrentamos no meio do caminho!) foi servido o caf√©-da-manh√£ para a gente.

taminternacional-cafedamanha

O café era bem completo: sanduíche quente, bolachas, salada de frutas, manteiga e geleia. Para beber tinha dois tipos de suco, água com gás e sem gás, café e leite.

Aqui vou pontuar duas coisas: a gente sempre est√° acostumado ao “chaf√©” dos avi√Ķes (aquele caf√© beeeem aguado!), e encontrar caf√© Suplicy no avi√£o foi uma √≥tima surpresa. Para quem n√£o sabe, o caf√© foi eleito um dos melhores do pa√≠s, e ele √© servido em igual qualidade no voo. E o leite √© leite de verdade, n√£o aquele soro que se mistura no caf√©.

A segunda coisa √©: lou√ßas. Quem est√° acostumado a voar de econ√īmica est√° acostumado a ter o servi√ßo de bordo com copos, pratos e talheres de pl√°stico. S√≥ que nos nossos voos, tanto de ida quanto de volta, fomos servidos com talheres de metal, copos de vidro e travessas de cer√Ęmica. Achei isso √≥timo, de verdade! Especialmente na volta, onde jantamos no voo. Comer com talheres de metal √© bem melhor do que comer com talheres de pl√°stico, n√©?


No final ocorreu tudo bem, e a experiência de voo foi ótima. Ficamos muito satisfeitos com a aeronave e a qualidade oferecida em todas as etapas da nossa viagem, achei bem melhor do que em voos nacionais.

As poltronas eram confortáveis, com bom espaço entre as poltronas, comissários super atenciosos e solícitos e um bom serviço de bordo (tanto o café quanto o jantar estavam muito bons!)

Recomendamos sim quem for viajar no trajeto! Pode ir de olhos fechados!

E voc√™, j√° voou de TAM para fora do Brasil? deixe nos coment√°rios suas impress√Ķes!

Beijos!



  • voar de gol

    Viajando para Orlando de Gol

    Conseguimos nossas passagens em uma barbada da GOL, e arrumamos nossas malas para Orlando!…
  • Como √© voar Avianca Brasil?

    Na nossa √ļltima viagem para Bras√≠lia voamos em uma companhia que j√° t√≠nhamos voado para o …
  • Como √© Voar Alitalia?

      Antes de embarcarmos na nossa √ļltima viagem √† Europa, tentamos ler e pesquisar o m√°…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *