página principal Locomoção Como é Voar Alitalia?

Como é Voar Alitalia?

 

Antes de embarcarmos na nossa última viagem à Europa, tentamos ler e pesquisar o máximo que nosso tempo livre nos permitiu. Uma dessas pesquisas foi pesquisar como seria o nosso voo até a Itália.

Como é voar na classe econômica da Alitalia?

Essa foi a nossa primeira vez voando Alitalia, e resolvi vir fazer um relato. As opiniões são bem controversas, muita gente teve muita experiência diferente, pelo que li no Melhores Destinos, e eu sou daquelas que acha que cada experiência é única. Esse post apresenta meu ponto de vista; outras pessoas no mesmo voo podem ter tido outras impressões.

Bom, vamos à minha experiência:

Experiência de vôo

Pegamos o voo AZ0675 no dia 19/11, segunda, em São Paulo. Fizemos o check-in sem filas e sem problemas, despachamos as malas e fomos para o embarque. Se já estávamos felizes por não precisar ficar na fila no check-in, a felicidade aumentou quando as portas se fecharam – o voo iria praticamente vazio!

Nossas poltronas de origem eram um tanto quanto apertadas (alô, econômica!), e o comissário nos autorizou a trocar de poltronas quando o voo decolou. Pegamos o assento conforto, a primeira fila da classe econômica. Espaço enorme para esticar as pernas nessa 12 horas de viagem. Fiquei muito agradecida!

como é voar alitalia

E já que estamos falando de comissários (campo que mais ouvi reclamações)…

Os funcionários da Alitalia são funcionários públicos, já que a companhia é uma estatal. E eles são os típicos italianos: parecem rudes e mal humorados, mas falando um “scusi” já te faz com que eles olhem de outra forma. Gente, é assim em qualquer lugar do mundo – as palavras “com licença”, “por favor” e “obrigado” fazem toda diferença.

Eles eram todos italianos, e a maioria deles entendia português, mas não  sabia falar direito. Pegamos um comissário que falava português, e não tivemos problemas. Eu misturava italiano com português, ele também, e no final a gente se entendeu. Isso que importa.

No quesito refeição, também não tive reclamações. Nos deram opções de água, suco, refrigerantes, cerveja ou vinhos para bebidas, e de massa ou frango para as comidas. Escolhemos frango. Estava muito gostoso!

Além do prato principal, vinha uma saladinha, um pão, manteiga e uma sobremesa (salada de frutas na ida, mousse na volta).  Depois que os comissários passavam recolhendo as bandejas, era servido chá e café para os passageiros, além de água.

voando_alitalia1

Entre as refeições, eles serviam biscoitinhos aperitivos, doces e salgados, e bebidas. Esses biscoitos e bebidas também ficaram disponíveis o voo inteiro na parte traseira da aeronave, então quem quisesse poderia pegar a qualquer hora. Achei bem legal, principalmente quando a gente quer esticar as pernas e  aproveita para beber uma água, sem precisar chamar os comissários.

Cerca de uma hora e meia antes de pousarmos em Roma também foi servido um café da manhã simples, mas gostoso. Não tenho o que reclamar dessa parte.

Entretenimento de bordo

O sistema de entretenimento de borda, com telas individuais no trecho São PauloRoma. No trecho RomaParis era uma tela comunitária, com fones de ouvido.

No trecho Brasil-Itália, as opções eram muitas. Havia muitos filmes novos, com áudio em inglês e italiano, com legendas em diversos idiomas. Havia também filmes internacionais de muitos países da Europa, Ásia e Oriente Médio. Também tinha muitas músicas e jogos para todos os gostos. Para mim foi satisfatório.

Na ida a poltrona do Dre estava com a tela em preto e branco, mas como estávamos num voo vazio, ele trocou de lugar.

Considerações finais:

Considerando o preço e o fato de o stopover (a parada) ser gratuita, eu voaria tranquilamente de Alitalia. A classe econômica não foge muito de outras da mesma categoria, o entretenimento é bom e a comida também. Claro que está longe de ser um voo como a da Qatar (aqui), mas não é nada ruim. O fato de ir São Paulo – Roma direto também conta a favor, principalmente se você for como nós, que no final da viagem o que mais quer é chegar em casa logo.

Nota final  8.

Espero que tenha ajudado quem tinha dúvidas de como é voar nesta companhia. Se você tiver mais alguma dúvida é só deixar nos comentários ou mandar por e-mail 🙂

Também voaram na econômica da Alitalia:
• O Rafa, do Esse Mundo É Nosso
• A Bruna, do Contando as Horas

4 Comentários

  1. […] por usar o Ônibus da Alitalia. Vasculhando pela internet, eu acabei descobrindo essa opção no blog da Dani Polis e achei a idéia excelente. Mas tem um porém: esse ônibus é exclusivo pra quem voa Alitalia, ou […]

    Responder

  2. […] já falei aqui sobre a empresa, que ela reforça a identidade italiana em todos os momentos do vôo, e por isso […]

    Responder

  3. Marluce

    setembro 26, 2015 em 7:47 pm

    Na quarta-feira viemos de um voo com a Alitalia e foi perdida 1 mala nossa e até agora nada de encontrarem ou darem uma satisfação.
    Sem contar que o atendimento quando ligamos foi péssimo, e falando em atendimento no aeroporto também foi horrível porque não poderíamos marcar nossos assentos antecipadamente e quando chegamos no aeroporto a companhia marcou nossos assentos separados. Ficamos muito bravos e uma tal de Mônica (funcionária) foi muito estúpida, gritando com nós e não resolveu nada. Sem contar que nossas malas nem estava cadastrada no sistema deles, sendo assim se a outra funcionária não tivesse cadastrado não teria chegado às 4 malas.
    Alitalia NUNCA MAIS 😡😡😡

    Responder

    • Daniele Polis

      setembro 29, 2015 em 12:27 am

      Puxa, Marluce, que pena que você teve essa experiência!
      Nossa experiência foi bem boa, não tivemos nada do que reclamar e nenhuma das nossas quatro malas extraviaram 🙁
      Espero que consiga resolver. Se eu conseguir ajudar em algo, por favor me avise!
      Beijos

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *