página principal Europa Alemanha Minha Experiência РOktoberfest em Munique

Minha Experiência РOktoberfest em Munique

Ontem começou oficialmente o ano da Alemanha no Brasil. E eu vou contar um pouco aqui de uma festa tradicional alemã que ganhou espaço no Brasi: a Oktoberfest .

Confesso que ir ao evento l√° na Alemanha era uma das coisas que eu sempre desejei na minha vida. Mas eu tinha (e ainda tenho!) um grande problema: n√£o bebia nada de cerveja. Nada mesmo.

Ent√£o como aproveitar o evento?

Eu vou contar agora. Quem sabe você não se anima?

oktoberfest munique

Chegamos de Paris em Munique perto da meia noite, na √ļltima sexta-feira de Oktoberfest, dia 02/10/10. Em uma esta√ß√£o de trem lotada de pessoas vestidas com roupas tradicionais da regi√£o, e certamente um pouco alcoolizadas. E, apesar da multid√£o, tudo muito organizado. J√° achei o maior barato.

Para quem n√£o sabe, o evento come√ßa em setembro e termina em outubro, com uma dura√ß√£o de tr√™s “finais de semana” – entre aspas porque come√ßa na sexta o evento. O segundo final de semana √© conhecido como final de semana da It√°lia, onde a cidade √© tomada por italianos que chegam de todas as formas: avi√£o, carro e principalmente trailers!

Mas como funciona o evento?

A festa acontece em uma √°rea de Munique, que √© de f√°cil acesso de metr√ī ou tram. Ela √© um grande parque, com √°reas abertas, tendas e brinquedos. S√£o diversas barracas de comidas, souvenirs, bebidas e muito mais.

Chegamos lá logo depois do almoço e pudemos ver que estava já tudo muito cheio! Desacreditei; achei que era como Brasil Рse o evento começava as 11 horas, chegando à uma hora já estava bom. Me enganei!

As tendas já estavam com lotação máxima quando chegamos, então o jeito foi aproveitar as demais áreas.

Oktoberfest Munique

Uma das melhores coisas no local certamente era comer. Ali√°s, Munique me surpreendeu no quesito comida. Pensei que fosse ter problemas para me acostumar, mas comi super bem – e muito!

Eram in√ļmeras barracas com todos os tipos de comida t√≠pica que a gente podia imaginar. As salsichas eram os principais, claro, mas tinha op√ß√Ķes com frango e pato, al√©m de muita coisa com batata. Uma del√≠cia.

Tinham muitos doces típicos também, muitos que não sei nem pronunciar o nome direito, mas que comi e adorei.

Agora, no que dizia respeito as bebidas, al√©m de cerveja por todos os lados, tinham tamb√©m destilados, como vodka, u√≠sque e at√© mesmo uma caipirinha feita de a√ß√ļcar mascavo e cacha√ßa Pitu (e que custava 7 euros). Isso sem contar os n√£o alco√≥licos – incluindo o Apfelsaftschorle, um refrigerante feito de suco de ma√ß√£ com √°gua com g√°s que era divina!

Oktoberfest Munique

Deixando um pouco de lado a parte das comidas, tinha também as demais áreas do local, que parecia um grande parque!

Eram diversas tendas que me lembraram bastante aquelas barraquinhas de festa juninas nossa, com jogos e brindes. Além disso, em algumas tendas tinham gincanas para entreter os presentes, como brincadeiras no estilo quiz e também de pagar prendas. Algumas coisas precisamos dos nossos amigos tradutores para explicar (especialmente quando riam!), mas em muitas outras conseguimos entender o espírito sem problema.

Se o povo alemão já é simpático por natureza, na Oktoberfest eles são mais. Eles acharam o maior barato o fato de sermos brasileiras na festa, e tentaram nos ensinar muitas coisas em alemão. Os mais importantes aprendemos, os nomes das comidas e das bebidas.

Compramos um p√£o de l√≥ em formato de cora√ß√£o, que √© uma lembran√ßa bem t√≠pica do evento, e fomos embora a noite. Mas n√£o se engane – este cora√ß√£o serve s√≥ para decora√ß√£o. √Č muito duro para comer!

oktoberfest munique

O que achei? Eu amei!

Cheguei lá cheia de pré-conceitos, achando que iria ter problemas porque não bebia cerveja, mas me diverti muito no lugar. Comi, ri, me diverti, comprei souvenir e sai com lembranças incríveis. E quem tem vergonha, pode ficar tranquilo Рela some no primeiro copo!

Uma das coisas que mais me marcou foi o fato de, em um ambiente cheio de pessoas que bebem, n√£o ter visto uma briga, discuss√£o, nadinha. E a organiza√ß√£o do metr√ī e trem ap√≥s o evento √© de dar inveja a muito lugar do mundo.

Recomendo a todo mundo essa experiência!

Quer saber mais?

Oktoberfest – Munique
Quando:
21 de setembro a 06 outubro 2013
Mais: Site Oficial

  • Xis em Porto Alegre

    3 Xis em Porto Alegre para provar

    Ol√°, pessoal! Recentemente estive em Porto Alegre, na minha primeira visita √† cidade. E um…
  • Miami em 6 Drinks

    Ol√°, gente! Como voc√™s est√£o? Quem nos acompanha pelas redes sociais (se ainda n√£o segue, …
  • Chibiusa Caf√© em T√≥quio

    Para comemorar os 20 anos de Sailor Moon (isso mesmo, aquela da Manchete!), T√≥quio recebeu…

2 Coment√°rios

  1. Antonio

    setembro 23, 2014 em 3:42 pm

    Eu era louco para ir na oktoberfest original quando morava na Europa! Pena que n√£o deu!

    Muito legal o post e o blog. E genial o nome do blog ahahahhaha

    Abraços

    http://ariquezadeviajar.blogspot.com/

    Responder

    • Dani Polis

      dezembro 31, 2014 em 4:52 pm

      Agora tem motivo pra voltar, vale a pena ūüôā A festa √© demais!
      Abraços

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *