página principal Europa Bélgica Paris РBruxelas de Trem com a Thalys

Paris – Bruxelas de Trem com a Thalys

Mais um relato de viagem aqui usando o trem como meio de locomoção! Gostamos tanto de trem que acho que vamos utilizar mais nas próximas viagens!

Bom, hoje aqui trazemos a nossa experi√™ncia com a Thalys, que tem trens de alta velocidade de/para Paris (Fran√ßa), Amsterdam (Holanda), Bruxelas (B√©lgica) e Col√īnia (Alemanha).

Vamos à história: planejando a nossa Lua de Mel, onde já tínhamos o aéreo para Paris e Roma e o hotel em Paris, estava pensando em quais cidades mais gostaríamos de conhecer, que fosse próxima de Paris, que pudéssemos fazer o passeio de um dia e que não tivéssemos a barreira da língua.

A Bélgica foi uma boa solução, já que tinha visto na web relatos de gente que fez passeio de um dia para a cidade, que se tornou ainda mais viável quando navegando pelo site da Thalys vi que eles tinham uma promoção de bilhetes para Bruxelas a 22 euros o trecho.

bruxelas-thalys

Dica: Essa promoção essa que eles fazem direto! Vira e mexe recebo e-mail falando da promoção de 22 euros o trecho, se você comprar três meses antes da viagem. Claro que são trechos limitadíssimos, mas levamos uma vantagem: a promoção sempre começa à meia noite no horário local, o que significa 3 ou 4 horas a menos no Brasil.

Depois de ver os pre√ßos das passagens e a disponibilidade, veio a pergunta: “O que voc√™ prefere – ir ao Louvre ou conhecer uma nova cidade?”. A resposta dos dois foi: conhecer outra cidade. Comprei os bilhetes e tr√™s meses depois estar√≠amos embarcando para a cidade que nos deixou apaixonados.

Nosso embarque foi na Gare du Nord (a mesma esta√ß√£o na qual voc√™ embarca para Londres) √†s 10 horas da manh√£. Como a B√©lgica faz parte da Uni√£o Europeia, voc√™ n√£o precisa passar por imigra√ß√£o e alf√Ęndega, o que te economiza muito tempo.

Chegamos pouco depois das 9 horas, já que tínhamos que imprimir os bilhetes antes do embarque. Alias, isso é um ponto importante: você deve apresentar na hora o mesmo cartão com o qual voce efetuou a compra.

Na reserva eles instruem que o cartão deve ser levado, porque a máquina na qual você imprime os bilhetes só reconhece a leitura do cartão. Ironicamente, na hora que fomos procurar a tal máquina, o funcionário nos informou que estava quebrada e pediu as reservas impressas, para ver o localizador. Sorte que eu tinha!

Foram impressos já os bilhetes de dia e volta, que guardamos antes de nós dirigirmos à plataforma.

Thalys-trem-paris-bruxelas

Entramos no trem no vagão indicado nas passagens, e passamos pelo bagageiro de malas. Em cima das poltronas também tinha um espaço para malas, bem parecido com avião, e o que mais vimos foi gente colocando suas malas nesses compartimentos.

O trem saiu pontualmente no hor√°rio especificado, e em alguns minutos Paris ficou para tr√°s.

Pouco tempo depois eles anunciaram que o vagão-bar do trem estava aberto. Como já tínhamos tomado café-da-manhã no hotel, somente tomamos um café para esquentar do frio.

A viagem foi tranq√ľila, e depois de pouco mais de uma hora j√° est√°vamos no centro de Bruxelas.

A volta foi ainda mais tranq√ľila, j√° que j√° t√≠nhamos as passagens impressas. Chegamos meia hora antes do embarque por seguran√ßa, mas ficamos l√° esperando, j√° que n√£o t√≠nhamos bagagem nenhuma para acomodar.

O trem mais uma vez saiu no hor√°rio, e chegamos de volta sem grandes problemas.

Para quem vai se deslocar entre essas duas cidades, a viagem com certeza vale a pena. A viagem √© tranq√ľila, curta e com paisagens muito belas. E sem contar que chegar e sair no centro das cidades √© bem mais tranquilo.

Se aprovamos? Está mais que aprovado! O custo-benefício é excelente, e a viagem muito boa.

Quer saber mais sobre a companhia?
Você pode conferir todos os trechos realizados pela companhia no site oficial.

2 Coment√°rios

  1. Gabi Moniz

    julho 14, 2016 em 2:12 pm

    Dani, sabia que tamb√©m viajamos de trem da Thalys de Paris a Bruxelas? Gostei tamb√©m ūüėČ

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *