p√°gina principal Antes de Viajar V√īos na Europa: Low Cost x Companhias Tradicionais

V√īos na Europa: Low Cost x Companhias Tradicionais

Sempre quando pensamos em viagens de avi√£o pela Europa pensamos muito naquelas passagens super baratas de companhias a√©reas econ√īmicas que nos fazem pensar que √©  bem baratinho visitar v√°rios pa√≠ses em uma viagem, n√©? Pode assumir porque eu tamb√©m fui uma delas!

Mas vou contar uma coisa: isso nem sempre é verdade!

Quando est√°vamos montando o roteiro da viagem, meu pai resolveu que queria incluir Paris. L√° fomos n√≥s buscar op√ß√Ķes para a Cidade Luz, e encontrei bilhetes por pre√ßos inacredit√°veis como 15 euros. Mas o aeroporto ficava bem longe do centro, ou ent√£o os hor√°rios eram os piores poss√≠veis, ou ainda tinham escalas de mais de dez horas. Para a gente n√£o compensava, ainda mais porque meu pai √© a impaci√™ncia em pessoa e nosso tempo na Europa bem curto. No final acabamos comprando a ida pela Iberia e a volta pela Air France, pelo custo-benef√≠cio.

Isso se aplica à nossa família, e talvez viajando sozinha ou junto com uma amiga e tendo o orçamento bem apertado eu teria comprado o bilhete de 15 euros.

Como saber qual opção é a melhor para você? Só fazendo as contas, não tem fórmula mágica.

Vou listar aqui alguns pontos que levei em consideração antes de emitir cada bilhete. Espero que te ajude na sua tomada de decisão.

low-cost-companhia-tradicional-malas

Você paga para despachar sua mala

Acho que esse é um dos principais pontos que muita gente se esquece.

Para levar a mala de m√£o voc√™ n√£o paga nada. Ela deve ser volume √ļnico (n√£o vale mala + bolsa/mochila), tem um peso super r√≠gido (geralmente at√© 10kg) e dimens√Ķes espec√≠ficas para que n√£o seja despachada.

Se você quiser despachar a mala você paga, e o valor quase nunca é barato. Além disso você paga valores diferentes para despachar se comprar antecipado e no aeroporto. Tive que despachar a mala em 2010 no trajeto entre Barcelona e Paris e a bagagem me custou 20 euros na Vueling Рe a passagem tinha custado 30!

Agora imagina quem adora fazer umas comprinhas durante a viagem ter que ficar no drama do “despacho ou n√£o despacho”? Se esse √© seu caso, considere sim a compra antecipada da bagagem despachada.

O quilo extra é caro, muito caro.

Independente de você despachar ou não a sua mala, lembre-se sempre de pesá-la para evitar pagamento de excesso de peso. E não ache que não vão te parar por 100 gramas, porque vão sim.

As malas de mão geralmente podem pesar até 10kg, e as bagagens despachadas até 20kg. Cada quilo ultrapassado custa entre 10 e 20 euros!

Lembre-se sempre de levar sempre aquelas balanças portáteis, para você pesar sua bagagem e não sofrer para pagamento. Uma dica que dou é sempre usar as roupas mais pesadas durante a viagem, assim você economiza um peso na sua mala.

Os aeroportos costumam ser mais afastados

Esse fator também é bem importante, porque quanto mais longe maior o gasto com deslocamento.

A RyanAir, por exemplo, voa entre Madri e Paris. Mas o aeroporto que ela usa em Paris √© o Beauvais Till√©, que fica a mais de 80 km do centro de Paris – o que significa um deslocamento de mais de uma hora. E claro que quanto maior a dist√Ęncia, maior o pre√ßo para chegar at√© o centro de Paris – os taxis custam entre 100 e 160 euros e o √īnibus fretado (shuttle) custa 17 euros por pessoa.

Ent√£o fa√ßa as contas – vai valer a pena pegar o v√īo para este aeroporto? Em alguns casos vale, em outros n√£o. No nosso n√£o valeu, porque ter√≠amos pouco tempo em Paris para demorar mais de hora para chegar no hotel.

low-cost-companhia-tradicional-aeroporto

Paga-se por tudo. Absolutamente tudo.

Sabe quando a gente reclama do amendoim e da barra de cereal dos v√īos daqui? Pois bem, l√° n√£o tem isso. N√£o tem nem √°gua. Tudo que voc√™ for consumir voc√™ paga – e muito! Por isso que eles conseguem melhores tarifas, porque eles oferecem somente o servi√ßo essencial ao passageiro – o v√īo.

Ent√£o algumas coisas importantes que eles cobram dos passageiros como extra, para que te ajude na hora do seu planejamento:

‚ÄĘ Servi√ßo de bordo;
‚ÄĘ Mala despachada;
‚ÄĘ Impress√£o do seu bilhete de embarque
‚ÄĘ Escolha do seu assento.

Os valores variam de acordo com a companhia, mas quanto mais serviços você quiser, mais caro você paga por isso. Lembrando que o serviço de bordo no avião na maioria dos casos só pode ser paga em espécie (o famoso dinheiro vivo).

N√£o h√° ac√ļmulo de milhas

Se voc√™ √© o louco da milhagem, m√° not√≠cia: as companhias low-cost n√£o s√£o qualificadas para ac√ļmulo de milhas. Sen√£o seria f√°cil demais, n√©?

Agora se você é como eu e achar que o melhor preço é melhor do que acumular milha, você pode aproveitar boas oportunidades!

Minha humilde opini√£o

Viajar ou não de low-cost é um caso de muita pesquisa e cálculo!

Se você tem uma cidade européia como base e quer fazer apenas pequenas viagem entre duas cidades, vale muito a pena, porque você consegue facilmente viajar com uma mochila ou malinha de mão. Agora, se você for daquelas que ama comprar coisas na sua viagem, ou precisa levar a sua mala de acordo com seu roteiro, vale pesquisar mesmo.

No nosso caso contando passagens + malas despachadas + custo m√©dio de deslocamento para 4 pessoas a passagem entre Madri e Paris, por exemplo, saiu 40 euros mais barata pela Iberia do que a RyanAir. Em compensa√ß√£o tenho um amigo que mora na Espanha e j√° conseguiu comprar bilhetes entre a Barcelona e Roma por 35 euros ida e volta com taxas. Ent√£o √© aquela coisa de “cada caso √© um caso”.

Espero que tenha ajudado nessa d√ļvida!

E você, já voou com alguma companhia low-cost? Acha que valeu a pena?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *