- by Daniele Polis
- on Atualizado em 27 de setembro de 2024
O Lado B de Sampa
No post de hoje eu venho trazer o Lado B de São Paulo. Mas o que é o “lado b”? São coisas que fogem do tradicional, diferentes.
Então eu separei 5 lugares que são lado B para que você consiga conhecer um pouco mais de Sampa. Vem comigo!
Rua Itapura
Essa rua merece a visita pela quantidade de ofertas gastronômicas. Ali é possível comer pratos de muitos lugares do mundo, e todos de ótima qualidade.
Se você procura um bom espaço para café, tem a Condimento. Um bom restaurante de carnes, tem o Familia Yanelli, uma casa argentina. Procurando comida mexicana? Tem dois: o Don Miguel, que é efetivamente um restaurante, e o La Buena Onda, que segue mais a linha fast-food. Vontade de comer camarão? O Bar do Paco é um dos mais populares. Pizza? Tem ali a 1900. Agora se você quiser provar comidas exóticas, pode ir no Tantra.
E se depois de comer você ainda tiver pique para uma noitada, pode escolher entre duas boas opções: o St John’s, um pub, ou o Sports Bar, um bar com tema de esportes que sempre passa algo legal na TV. Isso sem contar os botecos que tomam as calçadas.
A gente já cansou de casar programas ali: comer na Yanelli e tomar um café na Condimento, ou jantar no Don Miguel e depois curtir a noite no St John’s. Bom que não precisamos nos deslocar tanto assim.
Essa rua fica no bairro do Carrão, na Zona Leste.
Porque Sim Karaoke
Eu confesso que não sou lá muito fã de Karaoke, por motivo muito simples: vergonha de cantar em público. Mas o Dre adora, então ele um dia me arrastou para o Porque Sim e eu gostei bastante!
O diferencial: é uma sala fechada somente para seu grupo. Ou seja, dá para fazer várias performances e cantar sem vergonha, porque só seus amigos estarão vendo. As salas cabem entre 10 e 20 pessoas, e é recomendado reservar, porque a procura é grande!
E não se preocupe, não tem somente músicas em japonês! São muitas opções de músicas em português e inglês também.
A casa também é um restaurante, e tem um cardápio grande de comidas japonesas, que eles servem nas salas. O Dre ama os udons, mas eles também servem pratos mais populares como temaki e gioza. Ah, e peça o sake – custa R$28 a garrafa da bebida gelada.
A casa fica no bairro da Liberdade.
Parque do Carmo
O parque fica na zona leste também, e ocupa o espaço de uma antiga fazenda do começo do século XX.
No local tem pistas de caminhada, trilhas, um lago, um planetário e aos finais de semana fica repleto de atividades para crianças. É um espaço bem grande e com uma boa infra-estrutura.
Vale a visita, especialmente em agosto, quando o bosque das Cerejeiras fica todo florido e recebe um festival com música e culinária japonesa. Sério, fica tão lindo, e quem conhece disse que fica igualzinho aos bosques do Japão!
Museu da Imigração
Um dos meus lugares preferidos em São Paulo, e que eu demorei uma vida para conhecer.
Como todos sabemos, Sampa foi uma grande porta de entrada para imigrantes que chegaram no século passado, em busca de uma melhor qualidade de vida. O Museu da Imigração fica no prédio (tombado) onde funcionava a hospedaria que os recebia na cidade. Ali eles assinavam a entrada, tomavam as vacinas necessárias e tinham os primeiros atendimentos antes de seguirem para seu destino final.
Claro que ficaram ali vários anos de história e muitos registros de famílias que chegaram ali. O prédio hoje conta com um os maiores acervos brasileiros de imigração.
No local você consegue passear pelo prédio, ver itens de época e vários países (incluindo objetos e documentos) e comer pratos de diversos lugares no restaurante. E se você for aos finais de semana ainda consegue andar na Maria Fumaça datada de 1910!
É uma viagem no tempo.
Pizzarias da Mooca
Me desculpe o Bixiga, mas a Mooca tem os melhores restaurantes italianos de São Paulo, especialmente no que se refere às pizzas.
Para quem não sabe, a Mooca é um bairro bem tradicional paulistano, pela quantidade de imigrantes italianos que ficaram ali na região, que fica do lado da antiga Hospedaria (hoje Museu da Imigração). Logo a quantidade de bons restaurantes ali no bairro não está escrita!
A maioria das casas é de administração familiar, gente que ainda guarda os segredos da família. Ah, e nem pense em pedir catchup para acompanhar sua pizza, com risco de ser expulso do lugar! Pedir esse acompanhamento é uma ofensa na maioria das pizzarias.
Eu gosto muito da Antonietta Pizzaria, da Pizzaria do Angelo e da Pizzaria Papa Domenico. Bom ambiente e pizza excelente. É de comer rezando!
Legal, né? Quem já conheceu algum desses lugares?
Este post é parte e uma blogagem coletiva, e outros blogueiros contaram o Lado B de outros destinos:
– Uma Balada no Cinema, por Segredos de Londres
– O Lado B da Gastronomia Portenha, por Buenos Aires para Brasileiros
– Atividades Lado B em Havana, por Contos da Mochila
– Museus pouco conhecidos de Recife, por Juntando Mochilas
– 5 Atrações desconhecidas dos parques da Disney, por Disney Guia
– 3 Atrações Lado B de São João Del Rei, por Retrip
Dani! Que post bacana… Eu só conheço o Museu da Imigração, rsrsrs…
Vou colocar os outros na lista.
Beijos
Ana
Precisa colocar, ItaliMama!! A Mooca você tem que conhecer – acho mais gostosa a comida do que no Bixiga!
Beijos.
Dani! Ja fui ao Porque Sim! Adoro!!!
Da próxima vez que for lá, vai ao restaurante em frente – Yamaga. É muito bom!!!
As demais dicas já estão anotadas 🙂
A gente sempre acaba viajando na Liberdade! Ahaha Adoramos explorar cada cantinho, conhecemos muita coisa de lá!
Quem sabe a gente não marca um encontro dos insanos por lá?rs 🙂
Beijo
Tenho parentes que moram pertinho da Itapura e outros na Mooca!!! Eles adoram a região! Já fui ao Parque do Carmo quando era criança e no Memorial do Imigrante tb, antes da reforma! Preciso voltar logo!!! Ótimo post Dani!!!