- by Redação Trippolis
- on Atualizado em 31 de março de 2022
Santo Antônio do Pinhal – Visitando o Centro
Bem, voltamos da nossa viagem comemorativa de um ano de casados, e adivinhem pra onde foi? Santo Antônio do Pinhal, um lugar que não conhecia e não esperava ir, mas que amei!
A cidade fica pertinho de Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, e pudemos até aproveitar um friozinho por lá, mesmo sendo novembro. Amei demais! Então se preparem para alguns posts que irão aparecer por aqui 🙂
Vamos começar então pelo centro da cidade e alguns pontos importantes. Como a cidade é pequena, dá pra fazer tudo a pé, tranquilamente.
Praça do Artesão
Um dos lugares mais fofos de Santo Antônio!
Para chegar lá você precisa atravessar uma pontezinha com um rio, e dá de cara com um jardim cheio de hortênsias. São vários chalézinhos, cada um de um artesão que expõe e vende aquilo que produz. É tudo artesanal.
Ali também fica a Fonte Santo Antônio, uma fonte azulejada de água mineral rica em ferro. Diz a lenda que quem bebe da fonte não fica longe da cidade por muito tempo, e acaba retornando. Espero que seja verdade!
A principal igreja da cidade, leva o nome do santo padroeiro, claro. Foi construída em 1861, e foi a primeira igreja da cidade. Ela é bem aquelas igrejinhas típicas de interior por fora, mas por dentro me surpreendeu bastante – ela é toda branca com detalhes em amarelo e um altar bem rico. Lembra bastante a igreja onde eu e o Dre nos casamos.
Por fora a praça também é bem legal, tem uma cascata vertical feita em pedras que durante a noite acende e muda de cor. Deixa a igreja ainda mais bonita, pena que não tirei foto por lá a noite.
Todo dia 13 de junho recebe uma grande festa em homenagem ao Santo Antônio.
Essa praça de eventos bomba na parte da tarde/noite, onde vários expositores expõem para os visitantes artesanatos, comidas e muito mais, uma espécie de feirinha a campo aberto.
O coreto recebe algumas apresentações durante a Festa do Pinhão e o Festival da Viola, dois importantes eventos no calendário da cidade.
E ela tem essa decoração japonesa em homenagem à imigração japonesa no Brasil.
Toda consumista que se preze acha sempre o caminho do shopping. Em Santo Antônio o shopping apareceu na minha frente, juro! ahaha
Ele é super pequeno e a maioria das lojas são de acessórios e malhas, mas o que mais gostei mesmo foi a construção e o mapa que fica ali na frente mostrando onde você está e como pode se locomover até outros pontos turísticos da cidade.
Todos esses lugares são de graça, e são ótimos para conhecer um pouquinho da cidade. Ali no parque de eventos ficamos olhando a cultura dos moradores da cidade, aquela coisa onde todo mundo se conhecia, sabe? Algo que não temos mais hoje em dia nas cidades grandes.
Espero que tenham gostado! Mais posts de Santo Antônio do Pinhal aqui.