Shopping Cart

Carrinho

Search on this blog

tax free no uruguai

Como funciona o Tax Free no Uruguai?

Olá, pessoal, tudo bem?

Vamos falar de Uruguai?

Hoje é dia de falar sobre o último país que visitei e sobre um tema que amo: compras! Se você é como eu, vem saber mais sobre o Tax Free no Uruguai e receber parte do seu dinheiro de volta antes de voltar ao Brasil!

Você sabia que ao visitar o país os visitantes pagam 22% de impostos? A notícia boa é que se você não for um residente você pode pedir Tax Free no Uruguai, e receber parte do que você pagou de imposto de volta. Não é incrível?

Vou contar mais aqui no post sobre como funciona e como solicitar o seu.



Booking.com

Como funciona?

Todas as pessoas que estão em visita ao país, tem direito à devolução de 14.4% do valor pago na compra de bens acima de 600 pesos uruguaios em lojas selecionadas. Os itens não podem ser consumidos no país, devem ser levados para o seu país de origem. Isso é muito importante ter em mente, porque na hora do reembolso o fiscal pode pedir para ver seus itens, e se você não mostrar eles podem cancelar o seu reembolso.

O reembolso deve ser pedido antes de voltar e é feito em até dez dias úteis.

Atenção: não são todas as lojas que têm a devolução dos impostos, apenas lojas com a identificação de “Tax Free”. Isso é muito importante, porque somente essas lojas terão o formulário e o carimbo necessários para a devolução.

Quem tem direito?

Tem direito ao reembolso todas as pessoas que:

• Não forem residentes no Uruguai;
• Gastarem acima de 600 pesos em uma única compra.

Tax Free no Uruguai

Como pedir?

Não são todas as lojas que dão o benefício – as lojas são identificadas com o selo de “Tax Free” logo na porta. Uma boa dica é baixar o aplicativo para que você consiga conferir em quais lojas você pode comprar já sabendo que vai ter parte de volta.

Antes de pagar, você deve informar no caixa que deseja o Tax Free. Ele vai pedir um documento de identificação (Carteira de Identidade ou Passaporte Brasileiro) e vai dar um formulário que já vem preenchido com seus dados. Depois disso ele vai anexar o cupom fiscal ao formulário e você deve apresentar antes do seu porto ou aeroporto de saída.

Esse formulário tem validade de 90 dias da data de emissão.

O valor mínimo para o retorno é de de 600 pesos uruguaios (aproximadamente R$75 ou US$19). E esse valor tem que ser gasto todo de uma única vez – você não pode juntar duas ou mais notas para que o valor atinja os 600 pesos, por exemplo.

No que posso pedir impostos de volta?

Itens que são elegíveis para retorno dos impostos:

● Roupas e itens de moda;
● Itens de couro;
● Sapatos;
● Comidas e bebidas;
● Souvenirs;
● Itens de artesanato.

Lembre-se que todos os itens devem ser consumidos fora do país, então tenha isso em mente.
Tax free no uruguai

Pedindo o reembolso no aeroporto

Esse foi o pedido de reembolso mais fácil que já fiz na vida.

Do lado da máquina de check-in da Latam tem um terminal deu auto-atendimento da Global Blue. E você já consegue pedir de forma automática na máquina, sem maiores problemas.

Primeiro você seleciona o idioma (tem Português lá), e ele vai te dar instruções bem didáticas.

– insira o passaporte (a página da foto).
– escaneie o(s) cupom(ns). Nessa fase você vai ter que aproximar o código de barras do formulário preenchido, e não o da compra. Repita o processo até ter todos os cupons escaneados.
– Insira o cartão de crédito, caso não tenha feito o cadastro no site/aplicativo da Global Blue.
– conclua o processo e retire o recibo impresso.

Importante: o reembolso é feito no cartão de crédito em até 10 dias úteis. Eu peguei o voo da madrugada, então não vi nenhum guichê aberto para um possível reembolso em dinheiro.

Dicas extras:

Vai aproveitar esse benefício? Separei mais algumas dicas para te ajudar:

• No no site da Global Blue você consegue ter mais informações sobre o tax free e as lojas.

• Deixe todos os itens juntos na mala de mão, se possível, para se o oficial quiser ver seus produtos, você tem à mão facilmente para mostrar.

• Baixe o aplicativo do Global Blue e se cadastre (contei aqui como funciona). Por ele você já consegue acompanhar na hora sobre os seus cupons escaneados e acompanhar todo seu andamento do processo.


É bem fácil aproveitar o benefício, e o valor não é alto, até porque o Uruguai não é um país lá muito barato. Alguns itens realmente valem a pena comprar, como os berloques da Pandora.

Não tem nem um mês que voltei de viagem e já recebi o reembolso, foi realmente bem rápido!

E você, vai aproveitar?

Beijo


tax free no uruguai


Daniele Polis

Paulista e Paulistana, sou louca por viagens, fotos, moda, sapatos e compras. Já carimbei o passaporte em 15 países, e estou sempre de malas prontas para viajar. Também escrevo no Dani Polis.

You might also like!

5 Coisas para Saber Antes de Ir ao Japão 
Qual moeda levar para o Uruguai?
Qual moeda levar para o Japão?
The Global Blue Card – Seus Impostos de Volta
Como Economizar Dinheiro Para Viajar?
Usando o Cash Passport da Novo Mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *