Início Itália O que fazer em 1 dia em Roma (mais Vaticano)
O que fazer em 1 dia em Roma

O que fazer em 1 dia em Roma (mais Vaticano)

por Daniele Polis
0 comentário

Olá!

Hoje aqui no blog tem um pequeno roteiro sobre o que fazer em 1 dia em Roma.

Em primeiro lugar, o que tenho a dizer é que não recomendo ficar apenas 1 dia em Roma, mas não podemos ignorar o fato que às vezes a pessoa tem apenas 1 dia em Roma – seja porque vai fazer um cruzeiro ou porque está em conexão, por exemplo.

Na minha última ida para Roma tinha menos de 24 horas na cidade, porque era o tempo que tínhamos antes de voltar ao Brasil, e era a primeira vez da minha mãe na cidade, então tive que otimizar tudo para que desse tempo de conhecer os pontos chaves da cidade.

Se esse é seu caso, aqui um roteiro sobre o que fazer em 1 dia em Roma para conhecer por cima o básico do básico da cidade, mas já se prepare: a vontade de voltar e ficar muitos e muitos dias vai ser alta!


Seguros Promo

Um dia em Roma

Em primeiro lugar, devo dizer que você deve estar com a menor quantidade possível de bagagem, para tornar a sua visita mais cômoda e leve pela cidade. Quanto mais peso você carrega, mais cansado você fica e em alguns lugares você nem pode entrar se estiver com grandes volumes. E imagina não poder entrar em determinado lugar por conta de bagagem? Melhor evitar.

Se você estiver em um cruzeiro, ainda está mais fácil porque suas malas estarão no navio. Se estiver em conexão, deixe suas malas (trancadas!) na estação de trem ou aeroporto. Nós deixamos as nossas no Aeroporto de Fiumicino (contei aqui) e foi um preço bem honesto. Saímos só com uma bolsa pequena cada uma, e foi ótimo.

Além disso, roupas e sapatos confortáveis para bater muita perna, afinal Roma é uma cidade onde se anda MUITO.

Ponto de partida: Vaticano

O que fazer em 1 dia em Roma
Basílica de São Pedro no Vaticano.

Comece pelo Vaticano. Independentemente da sua religião, visitar o Vaticano é uma experiência incrível, pelos detalhes da arquitetura, das esculturas e da devoção das pessoas.

A Piazza di San Marco é incrível, e ver pessoalmente aquilo que sempre vimos pela TV ou pelos filmes é surreal. A entrada na Basílica é gratuita, e você vai pegar uma fila – até porque todas as pessoas têm que passar pelo raio-x. Mas a fila andar relativamente rápido, e você consegue ver gratuitamente a basílica.

Claro que pelo tempo que você vai ter na cidade vai ser imposível visitar o Museu do Vaticano (que é lindo, porém imenso!) e a Capela Sistina, que fica na última parte da visita do Museu do Vaticano. Mas pode ter certeza que isso não vai

E atenção à vestimentas: roupas muito curtas e/ou muito decotadas não podem entrar na igreja. Aliás, isso não vale só para o Vaticano, mas para as igrejas em geral, por uma questão de respeito. Então lembre de levar um lenço ou uma blusa se for visitar lugares religiosos na Itália e estiver com roupas mais curtas.

Aproveite que você está ali e almoce no L’Insalata Ricca e tome um sorvete na Old Bridge antes se seguir para seu próximo ponto de visita.

Piazza Navona e Pantheon

O que fazer em 1 dia em Roma

Aqui vai ser a parte onde você mais vai caminhar, já aviso de antemão.

Saindo do Vaticano, vá até a Pizza Navona. A distância é relativamente curta, e você pode fazer o trajeto de carro ou ônibus com bastante tranquilidade, especialmente se você tiver comprado o passe de transporte diário (mais recomendado para um dia batendo perna) ou o Roma Pass (recomendado apenas se você for visitar museus e afins, o que pode não dar tempo). Nõs fomos de ônibus de linha, usando o Google Maps para nos localizarmos e ele nos deixou no ponto certinho.

Ali na Piazza Navona você vai começar a se sentir bem em Roma mesmo – são dezenas de lojas, cafés, gelatos, restaurantes, gente cruzando de um lado para o outro e os monumentos a céu aberto. Ali também fica a Fontana di Nettuno, uma fonte dedicada ao Deus do Mares.

Dali você vai andando até o Pantheon, que fica a menos de um quilômetro de distância. No caminho fica a Igreja San Luigi dei Francesi, uma igreja pequena, de estilo barroca, mas que concentra enormes riquezas – dentro dela são várias pinturas de Caravaggio. Vale DEMAIS a parada, até porque você não paga para acessar o templo.

Dali você segue ao Pantheon, que é um marco histórico em Roma, uma arquitetura impressionante – e também de graça. Você vai ver que sempre tem uma fila na entrada, para controlar o acesso, mas não se assuste, porque ela anda bem rápido.

O Pantheon é um dos mais bem preservados de todos os edifícios da Roma Antiga, e desde o Século VII tem sido usado como uma igreja dedicada a “Santa Maria e os Mártires “, mais conhecida como “Santa Maria Rotonda”. Rotonda, inclusive, é o nome da praça que fica na frente do Pantheon, então se você quiser se refrescar com um Aperol Spritz ou tomar um café, são várias mesinhas com vista para a praça, o que torna a experiência ainda mais incrível.

Visitas feitas, hora de seguir para a próxima parada.

A Fontana di Trevi

O que fazer em 1 dia em Roma

Do Pantheon você vai andando por menos de 700 metros de ruazinhas que parecem saídas de um filme, cheia de lojinhas, bares, pequenos apartamentos, alguns hotéis e tudo que torna Roma a Roma que adoro, até chegar finalmente ao seu próximo destino. Sério, não dá mais do que quinze minutos de caminhada bem lenta.

Afinal, é impossível não fazer aquela parada para visitar a fonte mais famosa de Roma, a Fontana di Trevi.

Retratada em tantas cenas de séries e filmes – a mais famosa dela provavelmente o banho de Sylvia no meio da noite no La Dolce Vita -, a Fontana di Trevi impressiona pela sua grandeza e pelos seus detalhes. E não tem mesmo como negar: ela é linda demais!

E ali você vai ver um monte de turistas juntos, procurando o melhor ângulo para fotos, vendedores de flores, fotógrafos se oferecendo para tirar fotos (e cobrando muitos euros por elas!). É um lugar bem cheio, então é importante ter bastante atenção aos seus pertences, já que furtos costumam ser comuns em regiões mais cheias (isso não só aqui, mas em toda a cidade!).

Reza a lenda que se você jogar uma moeda seu pedido vai ser realizado. Se jogar três moedas, você vai conhecer o amor da sua vida em Roma. Claro que aproveitamos que estávamos ali e fomos deixar nossas moedinhas, afinal ter um desejo realizado sempre é bom, não é?

Ali do lado tem muitos bares e restaurantes, inclusive a minha gelateria preferida do mundo, a Gelateria Valentino. Sério, eu amo demais o gelato de lá, o de Cioccolato Fondente com Pistache é uma experiência incrível e saborosa. Vale demais a parada.

E por fim, o Coliseu

O que fazer em 1 dia em Roma

O Coliseu é um espetáculo a parte em Roma. Sério, eu lembro que a primeira vez que eu vi o Coliseu eu chorei de emoção, porque é sem palavras estar em um lugar que representa tanto para a História.

O ingresso para o Coliseu contempla a visita por dentro do monumento e também o acesso ao Foro Romano, que fica literalmente na frente. Quem tem o Roma Pass não pega fila, o que é uma mão na roda, principalmente na alta temporada. As filas costumam ser bem grandes!

Se você não quiser entrar, tudo bem – é possível admirar por fora também. Foi nosso caso, como chegamos mais perto do final do dia, acabamos não entrando porque minha mãe já estava bem cansada de tanto andar e a gente teria pouco menos de uma hora para visitar tudo. Se você tiver mais tempo, eu recomendo demais entrar, porque pisar onde estiveram pessoas mais de dois mil anos atrás é uma experiência indescritível.

Dali também dá para você ver algumas ruínas do Foro Romano, ainda que um pouco mais de longe. O Templo de Saturno é lindo demais – pelo menos para quem ama história. Para quem ama a Roma dos Deuses e dos Gladiadores, a atração acaba sendo imperdível.


Esse foi o roteiro que fiz baseado na experiência para mostrar um pouco de Roma para minha mãe. Ela é super religiosa, então mostrar o Vaticano para ela foi parte fundamental do roteiro, porque ela sonhava muito em conhecer. Se você não for religioso e/ou não fizer questão, pode mudar o roteiro e começar de “trás para frente”, indo primeiro ao Coliseu (e visitando por dentro) e depois aos outros pontos turísticos.

Neste roteiro que fizemos não gastamos nada com nenhuma entrada de atração turística, então se você estiver pensando em economizar uns “dinheuros“conhecendo um pouco da cidade, essa é uma boa oportunidade.

Vale a pena 1 dia em Roma?

Essa pergunta acaba sendo muito pessoal, e você tem que considerar muitas variáveis. No meu ponto do vista, acho melhor pouco do que nada. Se você tem um curto período para aproveitar, não vejo problemas, agora sair do Brasil pensando numa viagem considerando um dia em Roma para incluir outras dezenas de cidades eu acho cansativo e não acho que valha a pena gastar dinheiro para isso. Mas no final acaba sendo tudo bem pessoal.

Como eu disse, esse roteiro é o mais básico possível para conhecer Roma + Vaticano. Eu não gosto muito desse tipo de roteiro rápido, mas também sou bem contra perder oportunidades que podem ser únicas. Eu mesma não sei quando voltarei para Roma com a minha mãe, então por que não aproveitar? Se você tem esse espírito aventureito, pode ir sem medo, bata muita perna, tire muita foto e tome muito gelato no caminho!

E aí, você acrescentaria algo no roteiro?

Essa é para sua pasta no Pinterest ♥

You may also like

Leave a Comment