Shopping Cart

Carrinho

Search on this blog

https://www.revivendoviagens.com/2014/09/intercambio-depois-dos-30.html

Estudando no Exterior: Intercâmbio em Santa Barbara (EUA)

Hoje aqui no blog tem intercâmbio em Santa Barbara!

Eu já contei aqui minha experiência de estudos na Argentina (aqui) e no Canadá (aqui), e também da minha experiência de trabalho na Disney World (aqui). E hoje um amigo vem contar sobre a experiência dele de estudo de inglês nos Estados Unidos.

Com vocês a experiência do Flavio Teruel estudando em Santa Barbara, Califórnia.

intercâmbio em Santa Barbara

Intercâmbio em Santa Barbara, por Flavio Teruel

Nesse ultimo ano senti que precisava de um tempo. O trabalho me consumia a energia e todas as horas do meu dia e dos meus finais de semana, até eu perceber que estava na hora de respirar e tomar um novo rumo na vida. Foi então que joguei tudo pro alto e decidi ir “respirar” na Califórnia! 🙂

Desde sempre eu soube que se fosse fazer intercâmbio seria para Califórnia, então quando decidi realizar esse sonho, comecei a me mexer para pesquisar qual a melhor cidade do estado para se viver 3 meses.

A escolha da cidade e da escola

De início eu estava tentado a ir para Los Angeles, mas após algumas pesquisas descobri que L.A. seria uma boa para visitar, mas não para viver, já que a cidade é praticamente uma mini São Paulo, com trânsito, poluição e é mais violenta se comparada às demais cidades famosas da Califórnia.

Me restaram então três opções: São Francisco, Santa Barbara ou São Diego. Como São Diego era muito ao Sul, ficaria muito longe caso eu decidisse viajar para as demais cidades, então logo a descartei. Entre São Francisco e Santa Barbara, acabei escolhendo pelas praias de Santa Barbara! São Francisco, por mais lindo que parecesse (e realmente é) era mais frio do que eu gostaria.

Decidida minha nova casa, fui em busca da escola. Não utilizei nenhuma agência de intercâmbio, eu mesmo pesquisei sobre as melhores escolas, pedi orçamento para todas elas, e analisei minhas melhores opções. Acabei fechando com a EF Santa Barbara, com uma promoção ótima, em que metade do meu curso sairia com 50% de desconto sobre a cotação do dólar (aconselho muito fazer um cadastro no site da EF, pois até hoje recebo e-mails quase diários com ótimas promoções).


EUA - SP

Documentos e preparativos

Como meu inglês já era bem legal, e o meu dinheiro era curto (consequentemente o tempo lá precisaria ser mais curto) acabei fechando um curso de General English de 10 semanas, com 3 horas e meia de aula por dia, super tranquilo pra poder equilibrar turismo com estudo. Por falar nisso, devido à minha carga horária de curso ser menor do que 18 horas semanais, não precisei tirar visto de estudante, e pude ir com meu visto de turista, que já havia tirado dois anos atrás na minha viagem para Orlando.

Com tudo fechado, chegou a hora de partir pra minha aventura no dia 30 de Abril, mas não fui direto pra Santa Bárbara. Antes disso, dei uma passada em Las Vegas, onde encontrei com a Dani e a família dela! 🙂

Ficamos juntos lá por 3 dias (eles já estavam há quase uma semana em Vegas antes de eu chegar) e depois parti com um amigo (o irmão da Dani!) para descermos a costa da Califórnia. Pegamos um avião de Vegas à São Francisco onde ficamos por 4 dias. De lá alugamos um carro e descemos pela Roadway 1 de São Francisco à Monterey, de Monterey à Santa Barbara (só uma paradinha, depois eu voltaria), de Santa Barbara à Los Angeles e de lá finalmente para São Diego. Foram duas semanas de turista, e de São Diego meu amigo voltou para o Brasil enquanto eu voltava de trem para Santa Bárbara, dessa vez para ficar.

https://www.revivendoviagens.com/2014/09/intercambio-depois-dos-30.html

Vida em Santa Barbara

Santa Bárbara é uma cidade de aproximadamente 88 mil habitantes, tranquila e linda, colonizada por espanhóis, e dá pra notar isso perfeitamente na estrutura das casas. A cidade era tudo que eu precisava. Já falo um pouco mais sobre ela.

Cheguei na casa da minha família num domingo à tarde. Na minha residência eram apenas a hostess da casa e mais um roomate. A minha hostess era uma senhorinha já nos seus 80 anos que me tratou muito bem, fui totalmente paparicado por ela, e todo dia jantava comidinha de casa de vó.

Na segunda logo de manha fui para a escola (aproximadamente 20 minutos de ônibus da minha casa), e chegando lá entrei para a turma High Advanced (eu fiz um teste online ainda no Brasil, mas só fiquei sabendo o nível no primeiro dia de aula). O curso era totalmente diferente do que eu espera, mas superou todas as minhas expectativas. Toda sexta-feira definiríamos uma tema sobre o qual seriam propostas discussões e pesquisas para a próxima semana. Era uma aula super descontraída e divertida.

A própria escola era confortável, e fornecia diversas atividades e viagens.

No primeiro dia já fiz dois grandes amigos que estariam comigo durante todo o resto da viagem. Era nosso costume sair das aulas e darmos uma volta pela State Street, principal avenida da cidade com diversas lojas e restaurantes. A gente sempre almoçava por lá e fazíamos algumas compras ou olhávamos as vitrines. Depois, era de lei passar algumas horinhas na praia, perto do pier. Nessa praia tínhamos diversas opções de entretenimento, como aluguel de caiaque, pranchas de surf e Stand Up Paddle, jet ski, barcos pequenos, etc. As vezes era perfeito simplesmente sentar na areia com meus amigos e conversarmos até o pôr do sol. A noite voltávamos para casa pra jantar, tomar um banho, e voltar para a State street e curtir os barzinhos e baladas por ali. Nos domingos em que não iriamos viajar, tinha sempre churrasco na praia (hambúrguer e linguiça, no estilo americano) e Marshmallow na brasa 🙂

No período em que fiquei lá, passei pelo Summer Solstice em que tivemos um desfile de rua pela State Street no maior estilo Carnaval com direito à Samba e Mulatas (que nem chegavam aos pés das nossas), e uma festa na praça central da cidade, com barraquinhas de comida, venda de artesanatos e shows num palco que foi montado no local. Na minha ultima semana também consegui curtir o 4th of July, que é o dia da independência Americana, com a tradicional parada em que os Americanos demonstram todo seu orgulho pela pátria e terminam com uma linda queima de fogos na praia ao final do dia.

Durante meu período lá, ainda voltei com os amigos para São Francisco e Los Angeles, e visitamos algumas praias e outlets pelas redondezas.

Não tenho absolutamente nenhum arrependimento ou pontos ruins à dizer sobre minhas escolhas. Foi uma cidade linda, tranquila, com pessoas sempre muito gentis e amigos que combinaram exatamente com meu estilo de ser e de curtir a viagem. Tudo isso junto conseguiu me proporcionar experiências e memórias incríveis para a vida toda. Voltei pra casa renovado e pronto pra retomar minha vida. Foram as minhas férias muito mais do que merecidas! 🙂

https://www.revivendoviagens.com/2014/09/intercambio-depois-dos-30.html

Bom, o Flavio fez um senhor relato, hein? O problema é que agora estou aqui babando de vontade de conhecer a Santa Barbara, que eu ainda não conheço!

A dica que fica é: não tenha medo de meter as caras no mundo! A gente só aprende mais quando sai da nossa zona de conforto. É uma experiência que super vale a pena, não conheci ninguém que não tenha aproveitado essa oportunidade.

Obrigada Fla pelo relato! <3 E você, já fez um intercâmbio? Conte pra gente!

Passaporte Trippolis

Essa experiência foi contada por um amigo do Trippolis, contando sua experiência pessoal sobre esse assunto.
Você também pode participar, nós vamos adorar! Para participar é só falar com a gente por aqui.

You might also like!

Estudando no Exterior: Montreal (Canadá)
Estudando no Exterior – Buenos Aires (Argentina)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *