- by Daniele Polis
- on Atualizado em 28 de agosto de 2024
#DiáriodoTrippolis: como é voar na Econômica Premium da Alitalia
Oi, gente, tudo bom?
Se tem um post que faz sucesso nesse blog é sobre Como é Voar Alitalia. A companhia tem tido bons preços para os trajetos à Europa, então é normal querer saber como é voar nela, né?
Recentemente estive na Itália outra vez, e desta vez eu voei em outra categoria, vou contar como é voar Econômica Premium da Alitalia. Então vou contar para vocês minha experiência – e também se vale a pena investir um pouco mais para viajar nessa categoria.
Cabe dizer que se você tem visto preços de passagem Alitalia, veja a diferença para a econômica premium. No nosso caso, uma passagem na econômica regular estava saindo por R$4.200, pois só tinham as tarifas mais caras. A econômica premium Alitalia estava por R$4.000, ou seja, com preço menor do que a regular. Então fica a dica aí, porque às vezes voar na melhor pode sair o mesmo preço ou até mais barato.
Mas vamos às considerações e detalhes deste voo.
O Check-in
A Alitalia está localizada no Terminal 3 no Aeroporto de Guarulhos (São Paulo).
A experiência de voar na econômica premium Alitalia começa já no check-in: ao voar nesta classe você vai para a fila preferencial do, e não para a fila regular. Geralmente essa fila é usada apenas para quem tem voa de executiva ou tem status elite na companhia aérea, então chegar lá e descobrir que poderíamos “furar” a fila foi uma grata surpresa.
A franquia de bagagens na econômica premium Alitalia segue a mesma da econômica tradicional – são dois volumes de 32kg despachados mais uma mala de bordo de até 10kg e um objeto pessoal.
Eu e minha mãe despachamos uma mala cada, a funcionária pesou nossas malas de mão, para ver se também estavam dentro da franquia permitida e assim fomos.
Na hora do embarque, a regra também se aplicou: quem estava voando na econômica premium Alitalia embarcou antes, junto com quem voava na executiva. Isso para a gente fez muita diferença! Especialmente porque na hora de sair você está entre os primeiros, e se tiver alguma conexão fica um pouco mais tranquilo.
A Aeronave
A econômica premium da Alitalia está disponível em vôos de longa distância e conta com apenas vinte e quatro assentos em três fileiras (disposição de assentos: 2-4-2 em três fileiras). A classe fica localizada entre a econômica e a executiva.
Os assentos são o grande destaque: são muito mais espaçosos que a econômica, tanto na largura do assento como no espaço entre as poltronas. Claro que ele não chega a ser como a executiva, que é flat-bed, mas ela também inclina bastante e tem um espaço muito bom até para quem é alto.
Para referência: eu tenho 1,71m de altura e consegui cruzar as pernas perfeitamente, coisa que é impossível na econômica comum. Com a perna em posição normal eu ainda tinha cerca de 70 centímetros extras de espaço, o que para mim fez muita diferença.
Além disso, na econômica premium Alitalia temos também um travesseiro, cobertor e fone melhores e também um kit com alguns itens para tornar a viagem mais agradável. Na necessaire verde vem pasta e escova de dentes, protetor de ouvidos, máscara de olhos e hidratante.
Uma coisa que também vale dizer sobre os assentos é que eles são completamente individuais, não existe a possibilidade de levantar o braço da poltrona.
A tela é individual, grande e touchscreen para que cada pessoa tenha controle do seu sistema. e uma coisa legal a se falar: a luz de leitura fica próxima ao encosto da cabeça, deixando ainda mais
Serviço de bordo
Serviço de bordo é o que faz a maior diferença em um voo longo – a cordialidade dos comissários, a qualidade da comida, a variedade oferecida…
Mais um ponto super positivo para a Alitalia aqui.
Os comissários são super atenciosos e, apesar de todos serem italianos, pelo menos um dele falava português (com um pouco de sotaque). O entretenimento também era oferecido nos dois idiomas e também em inglês, então a minha mãe que não fala nenhum outro idioma além do português conseguiu aproveitar tudo.
E a parte de alimentos e bebidas é um capítulo à parte – o que é bom, afinal é impossível falar de Itália e não associar à boa mesa, não?
Assim como na executiva, assim que a gente se sentou a gente foi recebido com vinho, espumante ou suco. Antes das refeições, uma toalha quente para higienizar as mãos. E todo o serviço de bordo é servido em louça, vidro e metal.
Sim, talheres de metal, copos de vidro e pratos em cerâmica para que a gente pudesse aproveitar bem a refeição, que vem farta e é deliciosa.
E um bônus especial que vale ser ressaltado nesse post: depois das refeições (jantar e/ou almoço) você pode pedi um limoncello ou um espresso para finalizar a refeição. Sim, um espresso da Lavazza nas alturas! Virei fã ♥
Mais em vídeo
Vale a pena?
A resposta é uma só: Muito!
Eu sou alta, então sempre sofro um pouco na econômica regular, principalmente porque eu sou daquelas que dorme praticamente o voo inteiro. Só que como sou jovem, a gente aguenta o tranco, né?
A diferença maior foi sentida pela minha mãe, que tem mais de 60 anos. Ela se sentiu mais confortável tendo mais espaço, as pernas não incharam tanto quando a econômica
Além disso, também vale ressaltar que o serviço de bordo é bem melhor. Vamos combinar, comer com talheres de metal e pratos em louça é bem melhor, né? Só que não é só por isso que é melhor – os detalhes como o limoncello fazem muita diferença.
Se você viaja com alguém mais velho ou é mais alto, vale a pena sim investir na econômica premium Alitalia. Na maioria dos casos a tarifa é apenas 10% mais cara do que a econômica regular, e para ter mais espaço, um atendimento melhor, uma experiência gastronômica mais gostosa e mais conforto em um voo de dez horas, vale sim o investimento!
E você, já voou na econômica premium Alitalia? Acha que vale a pena ou é um supérfluo? Deixe nos comentários.
Você pode acessar todos meus posts sobre a Itália aqui.