Início Antes de Viajar Vôos na Europa: Low Cost x Companhias Tradicionais

Vôos na Europa: Low Cost x Companhias Tradicionais

por Daniele Polis
1 comentário
Olá, gente!

Sempre quando pensamos em viagens de avião pela Europa pensamos muito naquelas passagens super baratas de companhias aéreas econômicas que nos fazem pensar que é  bem baratinho visitar vários países em uma viagem, né? Pode assumir porque eu também fui uma delas!

Mas vou contar uma coisa: isso nem sempre é verdade!

Quando estávamos montando o roteiro da viagem da Europa, meu pai resolveu que queria aproveitar que estava em Madri e incluir Paris, já que era a primeira vez dele no continente – e a viagem nem é tão longa assim, já que França e Espanha são vizinhos.

Lá fomos nós buscar opções para a Cidade Luz, e encontrei bilhetes por preços inacreditáveis como 15 euros. Mas o aeroporto ficava bem longe do centro, ou então os horários eram os piores possíveis, ou ainda tinham escalas de mais de dez horas. Para a gente não compensava, ainda mais porque meu pai é a impaciência em pessoa e nosso tempo na Europa seria bem curto. No final acabamos comprando a ida pela Iberia e a volta pela Air France, pelo custo-benefício.

Isso se aplica à nossa família, e talvez viajando sozinha ou junto com uma amiga e tendo o orçamento bem apertado eu teria comprado o bilhete de 15 euros.

Como saber qual opção é a melhor para você? Só fazendo as contas, não tem fórmula mágica.

Vou listar aqui alguns pontos que levei em consideração antes de emitir cada bilhete. Espero que te ajude na sua tomada de decisão.

low cost europa

Você paga para despachar sua mala

Acho que esse é um dos principais pontos que muita gente se esquece.

Para levar a mala de mão você não paga nada. Ela deve ser volume único (não vale mala + bolsa/mochila), tem um peso super rígido (geralmente até 10kg) e dimensões específicas para que não seja despachada.

Se você quiser despachar a mala você paga, e o valor quase nunca é barato. Além disso você paga valores diferentes para despachar se comprar antecipado e no aeroporto. Tive que despachar a mala em 2010 no trajeto entre Barcelona e Paris e a bagagem me custou 20 euros na Vueling – e a passagem tinha custado 30!

Agora imagina quem adora fazer umas comprinhas durante a viagem ter que ficar no drama do “despacho ou não despacho”? Se esse é seu caso, considere sim a compra antecipada da bagagem despachada.

O quilo extra é caro, muito caro.

Independente de você despachar ou não a sua mala, lembre-se sempre de pesá-la para evitar pagamento de excesso de peso. E não ache que não vão te parar por 100 gramas, porque vão sim.

As malas de mão geralmente podem pesar até 10kg, e as bagagens despachadas até 20kg. Cada quilo ultrapassado custa entre 10 e 20 euros!

Lembre-se sempre de levar sempre aquelas balanças portáteis, para você pesar sua bagagem e não sofrer para pagamento. Uma dica que dou é sempre usar as roupas mais pesadas durante a viagem, assim você economiza um peso na sua mala.

Os aeroportos costumam ser mais afastados

Esse fator também é bem importante, porque quanto mais longe maior o gasto com deslocamento.

A RyanAir, por exemplo, voa entre Madri e Paris. Mas o aeroporto que ela usa em Paris é o Beauvais Tillé, que fica a mais de 80 km do centro de Paris – o que significa um deslocamento de mais de uma hora. E claro que quanto maior a distância, maior o preço para chegar até o centro de Paris – os táxis custam entre 100 e 160 euros e o ônibus fretado (shuttle) custa 17 euros por pessoa.

Então faça as contas – vai valer a pena pegar o vôo para este aeroporto? Em alguns casos vale, em outros não. No nosso não valeu, porque teríamos pouco tempo em Paris para demorar mais de hora para chegar no hotel.

low cost europa

Paga-se por tudo. Absolutamente tudo.

Sabe quando a gente reclama do amendoim e da barra de cereal dos vôos daqui? Pois bem, lá não tem isso. Não tem nem água. Tudo que você for consumir você paga – e muito! Por isso que eles conseguem melhores tarifas, porque eles oferecem somente o serviço essencial ao passageiro – o vôo.

Então algumas coisas importantes que eles cobram dos passageiros como extra, para que te ajude na hora do seu planejamento:

• Serviço de bordo;
• Mala despachada;
• Impressão do seu bilhete de embarque
• Escolha do seu assento.

Os valores variam de acordo com a companhia, mas quanto mais serviços você quiser, mais caro você paga por isso. Lembrando que o serviço de bordo no avião na maioria dos casos só pode ser paga em espécie (o famoso dinheiro vivo).

Não há acúmulo de milhas

Se você é o louco da milhagem, má notícia: as companhias low-cost não são qualificadas para acúmulo de milhas. Senão seria fácil demais, né?

Agora se você é como eu e achar que o melhor preço é melhor do que acumular milha, você pode aproveitar boas oportunidades!

low cost europa

Minha humilde opinião

Viajar ou não de low-cost é um caso de muita pesquisa e cálculo!

Se você tem uma cidade européia como base e quer fazer apenas pequenas viagem entre duas cidades, vale muito a pena, porque você consegue facilmente viajar com uma mochila ou malinha de mão. Agora, se você for daquelas que ama comprar coisas na sua viagem, ou precisa levar a sua mala de acordo com seu roteiro, vale pesquisar mesmo.

No nosso caso contando passagens + malas despachadas + custo médio de deslocamento para 4 pessoas a passagem entre Madri e Paris, por exemplo, saiu 40 euros mais barata pela Iberia do que a RyanAir. Em compensação tenho um amigo que mora na Espanha e já conseguiu comprar bilhetes entre a Barcelona e Roma por 35 euros ida e volta com taxas. Então é aquela coisa de “cada caso é um caso”.

Se você estiver procurando por companhias aéreas low cost na Europa, a Paula fez um guia incrível com diversas companhias e os destinos., que com certeza vai te ajudar na sua pesquisa.

Espero que tenha ajudado nessa dúvida!

E você, já voou com alguma companhia low-cost? Acha que valeu a pena? Deixe aqui seus comentários.

low costa na europa
essa vai para sua pasta do Pinterest

You may also like

1 comentário

Cartão Black fácil e sem anuidade com Duo Gourmet | Trippolis junho 5, 2022 - 6:54 pm

[…] Confesso que eu achava que não, mas para a alegria de todos a resposta é SIM.Você precisa apenas cumprir dois requisitos bem simples: 1- ser correntista do Banco Inter; 2- assinar o plano anual do Duo Gourmet. Só isso, eu juro!Então se você está disposto a se tornar correntista do Banco Inter e assinar o Duo Gourmet no plano anual, vem que vou explicar mais para que você consiga aproveitar bem viajando em qualquer categoria de passagem. […]

Responder

Leave a Comment