- by Daniele Polis
- on Atualizado em 23 de agosto de 2024
Hotel da Nintendo em Kyoto – Marufukuro
Atenção fãs da Nintendo: o antigo prédio da sede em Kagiya-cho, na cidade de Kyoto, onde foi fundada a companhia vai se tornar um hotel.
A Nintendo foi fundada em 1889, e o prédio é datado de 1933, quando a companhia ainda era conhecida por Yamauchi Nintendo e fabricava cartas de hanafuda, e aos jogos do ocidente conhecidos por lá como karuta e toranpu. Aliás, a placa de entrada faz menção à karuta (たるか e toranpu (トランプ), escritos na parte superior.
Localizado entre os rios Kamo e Takase, um pouco longe da agitação da cidade, mas ainda assim no centro de Kyoto, o hotel promete entregar uma experiência relaxante onde o tempo flui de forma diferente, ainda sem dar muitos detalhes sobre – na página do hotel mesmo, só tem o link para reservas dos quartos.
O que se fala é de uma experiência exclusiva em um prédio histórico.
O hotel da Nintendo em Kyoto
O nome escolhido, Marufukuro, faz referência à Marufuku Nintendo Co, companhia criada pela nintendo em 1947 para vender jogos de cartas. Para quem não sabe, a Nintendo ainda vende cartas no Japão, e não apenas jogos eletrônicos e consoles.
O novo hotel é composto por 18 quartos, incluindo sete suites, composto por dois edifícios: o edifício original da Nintendo, com um interior desenhado para corresponder ao estilo da época, e um novo edifício concebido para ser mais moderno e confortável. O “Prédio Novo” foi projetado pelo renomado arquiteto Tadao Ando, que tem criações no Japão, Estados Unidos, Europa e Ásia.
O Hotel
O hotel da Nintendo Em Kyoto tem uma localização excelente: entre os Kamo e Takase, no centro da cidade, mas em uma área mais tranquila e longe do fervo dos turistas. Para se ter uma ideia, o hotel fica a pouco mais de 1km da estação de trem de Kyoto e da Torre de Kyoto, e em volta existem muitos comércios e templos a uma curta distância caminhando. Tem até um onsen (águas terminais) a uma curta distância caminhando.
Por mais que renovações tenham sido feitas do lado de dentro, o lado de fora segue com a facha original sem nenhum tipo de alteração. Inclusive as grades de ferro (com emblemas da Nintendo) e placa original serão mantidas, passando apenas por restaurações.
A estrutura do hotel Marufukuro conta com um bar, restaurante, academia e Spa no andar térreo, e os 18 quartos que variam de acordo com a categoria estão divididos na parte “Nova” e na Parte “Original”. Ainda não se sabe se as áreas comuns do hotel serão abertas ao público geral ou se é exclusivo dos hóspedes.
Os Quartos
São apenas 18 quartos no hotel, uma experiência bem mais intimista, como um hotel boutique mesmo.
Na página de reservas é possível que estão dispostos em duas divisões “Original Bld.” (prédio original) e “New Bld.” (prédio novo), e os preços também acabam variando de acordo com a localização – no “Novo” são ligeiramente mais baratos. Então na hora da reserva você já consegue escolher qual prédio (e estilo de decoração) te agrada mais, e você não terá surpresas no check-in caso prefira um determinado tipo de quarto.
Os tamanhos variam entre 33 m² e 78 m², e todos eles são para não-fumantes (o que é ótimo, já que no Japão existem muitos quartos para fumantes) e têm banheiro privado.
Uma coisa interessante de se falar é que na página de reservas dos quartos é possível ver que o hotel tem plano de refeição completa – café da manhã, almoço e jantar inclusos na diária.
Preços e Reservas
As reservas estão abertas para hospedagens no hotel da Nintendo em Kyoto a partir de 1º de abril de 2022, e prometem ser bem concorridas, já que são poucos quartos. O período máximo permitido de reserva é de 31 dias.
Quanto à valores, podemos dizer que exclusividade tem um preço (bem alto).
Os valores das diárias para os quartos do hotel da Nintendo em Kyoto variam entre ¥125,600 (cerca de USD1250) a ¥253,530 (cerca de USD2535) por noite. Sim, você não leu errado, esse preço é por noite. Esse é o valor para duas pessoas, e nele está incluso café da manhã, almoço, jantar, consumo do minibar, bebidas e comidinhas no lounge do hotel.
E aí, vale a pena?
Essa pergunta acaba sendo bem pessoal. O prédio em si trata de um lugar histórico, e não temático, o que casa bem com a proposta da cidade de Kyoto, que é mais tradicional que Tóquio, por exemplo. Por outro lado, alguns podem se decepcionar por o hotel não oferecer nada de muito diferente de um hotel tradicional.
Se você é muito fã e tiver alguns milhares de reais para gastar em uma noite, pode valer bastante a pena. O prédio é histórico, no sistema all-inclusive e uma experiência mais exclusiva no Japão.