- by Daniele Polis
- on Atualizado em 24 de fevereiro de 2023
Minha mala foi quebrada pela LATAM – Como resolver o seu problema
Oi, gente!
Hoje vamos falar sobre aquele tipo de problema que ninguém quer ter: problemas de bagagem!
Na minha última viagem para o Uruguai eu tive um problema e a minha mala foi destruída (sério, uma das rodinhas foi arrancada da mala). Imagina chegar de madrugada em um país desconhecido e ter que lidar com isso? Foi exatamente isso que aconteceu comigo.
No site da LATAM tem bem explicado sobre como agir, mas eu resolvi contar aqui a minha experiência, para que possa ajudar a outros viajantes também, caso venha a passar por isso – e eu sinceramente espero que não!
Mala quebrada pela LATAM
A viagem foi bem tranquila, mas quando cheguei na esteira e vi a mala destruída, eu fiquei bem brava, confesso. Eu já tinha passado por problemas na bagagem, inclusive na Itália onde a mala chegou bem quebrada, mas como eu estava em uma viagem de poucos dias, ter a mala com problemas era um empecilho no meu deslocamento entre as cidades, até porque iríamos fazer o deslocamento do aeroporto para Punta del Este de ônibus.
Como eu resolvi meu problema
No aeroporto, antes mesmo de sair da área de esteira de bagagens, eu fui falar com uma funcionária da LATAM. Primeiro que vou confessar que achei que teria problemas já que o voo chegou 4:30 da manhã, e eu estava preparada para lidar com má vontade e espera. Só que fui gratamente surpreendida – uma funcionária muito simpática me atendeu, perguntou qual era meu problema e assim que viu minha mala, falou que iríamos fazer o procedimento de reclamação.
Dei meu passaporte e o comprovante da bagagem que fica junto com o cartão de embarque, e ela anotou tudo. Perguntou se eu morava no Uruguai, o que falei que não, e ela me deu duas opções para seguir:
1- 100 USD convertidos em reais para compras de passagem da LATAM;
2- 60 USD convertidos em reais depositados em conta, para comprar uma outra mala.
Escolhi o depósito em contas, porque eu realmente iria precisar comprar outra mala depois, né? E vamos combinar, que 100 dólares é um valor bem baixo para usar em voos LATAM, especialmente internacionais.
E depois?
Assinei o formulário e ela me entregou a minha cópia física, dizendo que como eu morava no Brasil deveria ligar na central da LATAM no Brasil para dar prosseguimento à solicitação, e que eu teria até seis meses da data da reclamação para fazê-lo. Achei um bom período de tempo, confesso.
E confesso também que fiquei surpresa quando chegou no meu e-mail uma cópia do mesmo formulário (na minha cabeça eu já tinha que estar preparada para ligar e brigar, por que, né?).
Aproveitei a viagem com a mala manca, já que os valores de malas no Uruguai estavam mais caros que os 60 dólares. Um tempo depois que voltei ao Brasil, eu liguei lá. Uma outra atendente super simpática me atendeu, confirmou meus dados, pediu dados bancários e confirmou o valor.
IMPORTANTE: a conta para depósito deve ser da mesma titularidade da pessoa que fez a reclamação. Isso é super importante, senão eles não fazem o reembolso!
O pagamento da mala quebrada pela LATAM
Fui informada que o pagamento seria realizado em até 15 dias úteis. Um tempo meio longo, né? Mas tudo fluiu tão sem problema e tão sem stress que achei ótimo. E como eu não tinha nenhuma outra viagem marcada (ou seja, não tinha urgência para repor a mala quebrada), acabei acatando e segui a vida.
E cerca de dez dias depois da primeira ligação, eu recebi um e-mail informando que o depósito tinha sido feito na minha conta, no valor do voucher (60 dólares na conversão do dia). Eu já tinha colocado na minha agenda para conferir o extrato 15 dias úteis depois da ligação, mas fui gratamente surpreendida mais uma vez.
Comentários sobre a situação
Queria deixar aqui os parabéns pela LATAM pela forma que conduziu todo o processo – foi rápido, bem prático e totalmente sem stress. Como eu disse, estava preparada para brigar já, mas não precisei me alterar uma vez sequer.
Claro que a gente não quer ter problema com malas quando viaja, né? Mas em uma viagem nem sempre tudo acontece como a gente quer, portanto a gente tem que saber o que fazer quando o inesperado acontece. A primeira coisa que te digo é: se sua mala foi danificada, não saia antes da área de embarque sem fazer a reclamação formal e por escrito. Depois que você sai, fica muito mais difícil provar alguma coisa, e aí sim você vai ter muita dor de cabeça.
Se você tem seguro viagem (não recomendo nunca viajar sem um!!) pode acionar a seguradora, caso esteja na cobertura do seu plano. De qualquer forma, registrar na companhia aérea é fundamental, e aproveite para tirar fotos fotos e gravar vídeos também, para que você tenha como comprovar os danos.
Ter problemas com malas é normal – em um caso consertaram minha mala, no outro entregaram uma mala nova na minha casa e na terceira vez me reembolsaram o valor da mala. O importante é você sempre reclamar, para que não assuma um prejuízo que não deve ser seu. Então fica a dica: saiu da área de desembarque, já olhe cada centímetro da mala despachada para ver se ela não sofreu nenhuma avaria.
E você, já teve algum problema com malas? Como resolveu?
Conta para a gente.
A mala de meu filho estragou em um viagem de foz do Iguaçu para Brasília, fizemos reclamação no aeroporto de Brasília e até hoje estamos aguardando. Ocorrência no final do mês 10/2022.
Fausta,
Que pena! A minha resolveram, espero que resolvam logo.
Abre uma reclamação no reclame aqui para eles darem mais atenção.