- by Daniele Polis
- on Atualizado em 4 de outubro de 2021
Minha Experiência – Oktoberfest em Munique
Ontem começou oficialmente o ano da Alemanha no Brasil. E eu vou contar um pouco aqui de uma festa tradicional alemã que ganhou espaço no Brasi: a Oktoberfest .
Confesso que ir ao evento lá na Alemanha era uma das coisas que eu sempre desejei na minha vida. Mas eu tinha (e ainda tenho!) um grande problema: não bebia nada de cerveja. Nada mesmo.
Então como aproveitar o evento?
Eu vou contar agora. Quem sabe você não se anima?
Chegamos de Paris em Munique perto da meia noite, na última sexta-feira de Oktoberfest em Munique, dia 02/10/10. Em uma estação de trem lotada de pessoas vestidas com roupas tradicionais da região, e certamente um pouco alcoolizadas. E, apesar da multidão, tudo muito organizado. Já achei o maior barato.
Para quem não sabe, o evento começa em setembro e termina em outubro, com uma duração de três “finais de semana” – entre aspas porque começa na sexta o evento. O segundo final de semana é conhecido como final de semana da Itália, onde a cidade é tomada por italianos que chegam de todas as formas: avião, carro e principalmente trailers!
Mas como funciona o evento?
A festa acontece em uma área de Munique, que é de fácil acesso de metrô ou tram. Ela é um grande parque, com áreas abertas, tendas e brinquedos. São diversas barracas de comidas, souvenirs, bebidas e muito mais.
Chegamos lá logo depois do almoço e pudemos ver que estava já tudo muito cheio! Desacreditei; achei que era como Brasil – se o evento começava as 11 horas, chegando à uma hora já estava bom. Me enganei!
As tendas já estavam com lotação máxima quando chegamos, então o jeito foi aproveitar as demais áreas.
Uma das melhores coisas no local certamente era comer. Aliás, Munique me surpreendeu no quesito comida. Pensei que fosse ter problemas para me acostumar, mas comi super bem – e muito!
Eram inúmeras barracas com todos os tipos de comida típica que a gente podia imaginar. As salsichas eram os principais, claro, mas tinha opções com frango e pato, além de muita coisa com batata. Uma delícia.
Tinham muitos doces típicos também, muitos que não sei nem pronunciar o nome direito, mas que comi e adorei.
Agora, no que dizia respeito as bebidas, além de cerveja por todos os lados, tinham também destilados, como vodka, uísque e até mesmo uma caipirinha feita de açúcar mascavo e cachaça Pitu (e que custava 7 euros). Isso sem contar os não alcoólicos – incluindo o Apfelsaftschorle, um refrigerante feito de suco de maçã com água com gás que era divina!
Deixando um pouco de lado a parte das comidas, tinha também as demais áreas do local, que parecia um grande parque!
Eram diversas tendas que me lembraram bastante aquelas barraquinhas de festa juninas nossa, com jogos e brindes. Além disso, em algumas tendas tinham gincanas para entreter os presentes, como brincadeiras no estilo quiz e também de pagar prendas. Algumas coisas precisamos dos nossos amigos tradutores para explicar (especialmente quando riam!), mas em muitas outras conseguimos entender o espírito sem problema.
Se o povo alemão já é simpático por natureza, na Oktoberfest eles são mais. Eles acharam o maior barato o fato de sermos brasileiras na festa, e tentaram nos ensinar muitas coisas em alemão. Os mais importantes aprendemos, os nomes das comidas e das bebidas.
Compramos um pão de ló em formato de coração, que é uma lembrança bem típica do evento, e fomos embora a noite. Mas não se engane – este coração serve só para decoração. É muito duro para comer!
O que achei? Eu amei!
Cheguei lá cheia de pré-conceitos, achando que iria ter problemas porque não bebia cerveja, mas me diverti muito no lugar. Comi, ri, me diverti, comprei souvenir e sai com lembranças incríveis. E quem tem vergonha, pode ficar tranquilo – ela some no primeiro copo!
Uma das coisas que mais me marcou foi o fato de, em um ambiente cheio de pessoas que bebem, não ter visto uma briga, discussão, nadinha. E a organização do metrô e trem após o evento é de dar inveja a muito lugar do mundo.
Recomendo a todo mundo essa experiência de ir visitar a Oktoberfest em Munique – bebendo você cerveja ou não!
Quer saber mais?
Oktoberfest – Munique
Quando: 21 de setembro a 06 outubro 2013
Mais: Site Oficial
Eu era louco para ir na oktoberfest original quando morava na Europa! Pena que não deu!
Muito legal o post e o blog. E genial o nome do blog ahahahhaha
Abraços
http://ariquezadeviajar.blogspot.com/
Agora tem motivo pra voltar, vale a pena 🙂 A festa é demais!
Abraços