Shopping Cart

Carrinho

Search on this blog

passaporte da vacina são paulo

Passaporte de Vacina será implementado em São Paulo

Teremos Passaporte da Vacina em São Paulo!

Seguindo a tendência de outros países, a cidade de São Paulo vai instituir o Passaporte da Vacina, que é um passaporte sanitário que permite acesso em ambientes públicos como bares, restaurantes e shoppings, por exemplo.

O governo do Estado de São Paulo encerrou as restrições de capacidade e horário no último dia 17, e desde então os estabelecimento podem operar com capacidade máxima e horários tradicionais. Essa medida causou lotação em diversas casas da cidade.

Nesta segunda-feira, a prefeitura anunciou o Passaporte da Vacina em São Paulo, que é uma forma a mais de dar segurança aos cidadãos.

“É um serviço importante porque às vezes a pessoa recebe a carteirinha de vacinação e esquece. […] Então pelo aplicativo no celular ela vai fazer a leitura e identificar a data da vacinação. Mas o objetivo principal é mesmo o passaporte para adentrar os locais autorizados pela Vigilância Sanitária, como eventos”, informou o prefeito.

O que é o Passaporte da Vacina?

O passaporte da vacina é um documento digital que comprova o estado da situação vacinal para o COVID-19 do usuário. Diferente de outros países, onde você deve ter as duas doses, o passaporte da vacina em São Paulo é válido para quem tomou pelo menos uma dose da vacina.

Ele é um documento digital, com um QR Code gerado pelo próprio aplicativo. O código é unico e indidual, e atesta a veracidade dos dados do usuário.

Quando começa a valer?

O passaporte começa a valer no dia 30 de agosto, e o aplicativo será liberado até o dia 27, nesta sexta-feira. Os estabelecimentos devem exigir que os clientes mostrem o QR code antes de entrarem, e só devem liberar quem tomou pelo menos a primeira dose.

Estabelecimentos que permitirem entrada de pessoas sem pelo menos uma dose da vacina serão multados.

passaporte da vacina em são paulo
representação de um QR Code | Imagem: reprodução/Pixabay

Quem pode emitir o Passaporte da Vacina?

Diferente de outras cidades, para a emissão do passaporte da vacina em São Paulo não vai ser preciso ter tomado as duas doses, mas pelo menos a primeira dose de qualquer vacina aprovada no país.

A emissão dos passaporte da vacina se dá através de um aplicativo, que emite um QR Code que valida os dados e diz o atual estado da pessoa – se está vacinada ou não e com quantas doses.

É importante dizer também que não são só moradores que devem ter esse passaporte, mas sim todos que estiverem em São Paulo e resolverem frequentar estabelecimentos comercial e/ou culturais.

Como ter acesso ao seu Passaporte da Vacina?

O cadastro é individual e deve trazer informações sobre o portador do cadastro, que não precisa ser necessariamente morador do município de São Paulo. Cada pessoa deve baixar o aplicativo e seguir os dados do cadastro.

Não tem custo para emissão, e ele é feito de forma 100% digital.

O Passaporte da Vacina tira a obrigação da máscara?

Não! Máscaras continuam obrigatórias em toda a cidade,

E você, o que achou da medida? Eu achei excelente!

Um documento digital garante mais praticidade, e um passaporte digital dá mais segurança para quem está frequentando diversos ambientes. Como o COVID é algo que vai demorar para passar, é necessário a gente ter mais garantias de que pelo menos pessoas vacinadas estão frequentando lugares públicos.

O ideal é que o passaporte da vacina fosse nacional, como a Itália tem a Ceritificazione Verde, por exemplo, mas já é um avanço. Quem sabe agora os governos federal e estaduais não começam a se movimentar para a criação desse passe sanitário nacional ou estadual?


Imagem por Tumisu no Pixabay

Passaporte Trippolis

Essa experiência foi contada por um amigo do Trippolis, contando sua experiência pessoal sobre esse assunto.
Você também pode participar, nós vamos adorar! Para participar é só falar com a gente por aqui.

You might also like!

Vai para a CCXP? Saiba onde se hospedar.
Vai para a gamescom latam? Saiba onde se hospedar
Rock Brasil 40 anos chega em São Paulo!
Hello Kitty no Pavilhão Japonês em São Paulo
Bario Bar – um barcade em São Paulo

1 comment on “Passaporte de Vacina será implementado em São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *