- by Daniele Polis
- on Atualizado em 27 de setembro de 2024
Como Viajar de Ônibus com Animal de Estimação
Oi gente!
Hoje o assunto aqui é sobre duas grandes paixões minhas: viajar e animais. E o post de hoje é sobre como viajar de ônibus com animal de estimação.
Eu sempre costumo viajar para São Paulo de carro, mas precisei uma vez ir de ônibus, e tinha levar a Skye (minha Daschund de oito meses!) comigo. E então veio a enxurrada de dúvidas: como levar o meu animal de estimação para viajar comigo?
Eu procurei relatos na internet inteira e não achei nada muito sólido, por isso resolvi deixar a minha experiência registrada aqui sobre viajar de ônibus com animal de estimação.
Antes de viajar
A primeira coisa que você precisa saber é que nem todas as companhias de ônibus autorizam a viagem de animais de estimação junto com passageiros, então antes de tudo verifique se a companhia desejada autoriza o embarque de animais. A segunda coisa que você precisa saber é que seu animal precisa de uma caixa especial para poder te acompanhar na parte de cima do ônibus. A terceira coisa que você precisa saber é que o peso do animal + casinha não pode ultrapassar 8kg.
Outra coisa super importante de saber também é que seu animal deve pagar passagem, como se fosse um passageiro regular.
A casinha não pode ser qualquer uma – ela tem que ter até 22cmx45cmx34cm, e nela tem que caber o animal em pé e ele tem que ter espaço para dar uma volta completa dentro dela – se você não merece viajar desconfortável, seu animal muito menos.
Documentação necessária
Todo cachorro precisa de uma documentação para viajar, garantindo a saúde e o bem estar de todos os envolvidos.
- Carteira de vacinação com todas as vacinas em dia;
- Duas vias de um atestado do veterinário, informando a raça, peso, idade e condições de saúde do animal. Esse atestado é válido por 10 dias, e você consegue ver o modelo aqui. Esse atestado não pode ter a data anterior a 3 dias antes da viagem!
Nem pense em ir sem esses dois documentos (mais o seu, claro). O motorista confere tudo na hora do embarque – a casinha, o atestado, a carteirinha de vacinação. Se você for ficar mais do que 10 dias no destino, lembre-se de pedir a carta da volta.
A viagem
A Skye já é acostumada a viajar e não dá muito trabalho, mas se seu animalzinho não for acostumado com carros e afins, cabe verificar com seu veterinário algum remédio que você pode dar para ele em caso de desconforto. Já demos para a Skye, em outras oportunidades, Dramin e funcionou bem – ela dormiu a viagem toda. Se você sabe que seu cachorro ou gato fica estressado durante a viagem, é legal pedir uma sugestão para o médico.
Dentro da casinha eu também coloquei dois brinquedinhos para a Skye se divertir no caminho. Como a viagem era curta (cerca de 1h30) e ela dormiu o tempo inteiro, eu dei comida e água quando chegamos em São Paulo. No começo da viagem eu dei um biscoitinho que ela ama e ela ficou lá tranquilinha 🙂
No final a viagem foi bem tranquila, e a Skye chegou super bem. Ela não latiu na viagem, ficou confortável, e nenhum outro passageiro se incomodou com a presença dela. Só amor! ♥
Espero que este post tenha esclarecido todo mundo que tem dúvidas de como viajar com seu bichinho. Só quem é mãe de um filhote de quatro patas sabe o quanto prezamos pelo bem-estar e segurança do nosso filhote!
Seguindo essas dicas com certeza ele vai fazer uma boa viagem 😉
Dani, essa de pagar a passagem eu não sabia! Já viajei com meu dog de avião algumas vezes, mas não foi tão tranquilo assim! hahahah Mas ele era diabólico! Adorei as dicas! Beijos
Eu fui pesquisar porque estamos muito querendo levar a Skye para viajar 🙂 Entao já vamos ter que preparar o bolso! ahaha
Sério? Depois quero saber tudo como foi! Beijocas
Daniiiii, preciso de um cachorro, só pra levar pra viajar comigo, abraçar e amar muito. Meus gatos jamaaaais aceitariam viajar, nem mesmo com Dramin, casinha confortável e vacinas em dia. hahahha. Adorei o post. A Skye é uma lindeza.
Ahaha quando a Skye tiver filhinhos eu te dou um 😛 ahaha Ela é amor, ama viajar e não pode ver a chave do carro que fica louca pra sair. Estamos pensando em viajar com ela em breve de avião para ver a experiência.
Obrigada <3 Beijos
Dani, eu também não imaginava que precisava pagar passagem pra levar o animalzinho. Achei justo, como também achei justo as companhias de ônibus exigirem conforto pra eles. E me pareceu bem tranquilo. Ótimo post! Beijo
É importante para que as pessoas se preparem também financeiramente. Eu também acho justo, porque é um espaço que ocupam.
Foi bem tranquilo meeesmo, eu estava preocupada e deu tudo certo 🙂
Beijo
Já tinha visto posts sobre cachorro em avião, mas em ônibus, esse é o 1o! Essa história de pagar passagem sai mais caro pro dono mas aí o cachorro tem um “assento” pra ele, né? Ou tem que ir no chão nos pés do dono? Fico imaginando pq se a casinha for colocada no chão, vai ficar apertadíssimo, não?
Oi, Fer!
Que bom, conseguimos ajudar as pessoas então <3
Não, ele paga a passagem e tem direito a um assento pra ele. Inclusive tem que colocar o cinto de segurança na casinha, para evitar que fique sambando. Então vai todo mundo confortável!