- by Daniele Polis
- on Atualizado em 26 de janeiro de 2017
6 tipos de passageiro para não ser
Vamos falar de polêmica aqui hoje?
Viajar sempre é lindo nas fotos, mas todo mundo sempre tem um perreguezinho para contar sobre algo que aconteceu em uma viagem. E na maioria dos casos isso acontece por problemas causados por terceiros e influenciam sua viagem de alguma forma.
Como hoje eu acordei polêmica, e depois de ver muita coisa acontecendo pelas minhas andanças no mundo, fiz uma lista com seis tipos de passageiro para não ser. Essa lista vale para te ajudar à não ser um inconveniente ou para saber os tipos de pessoas que você pode encontrar entre sua casa e suas sonhadas férias.
vamos lá?
Aquele que quer conversar o trajeto inteiro.
Ficar dentro de um ônibus ou avião pode ser entediante, mas isso não significa que outras pessoas estarão na mesma situação ou que querem ficar batendo papo com você o trajeto inteiro – especialmente nos trajetos mais longos.
Na minha última viagem com a minha mãe, tinha uma senhora viajando sozinha e que queria conversar o voo todo, sendo que elas estavam separadas por um corredor. Pensa um voo de onze horas, onde minha mãe, eu e os demais passageiros queríamos dormir e a mulher queria papo? Sinto muito, mas não deu.
Puxei papo com a minha mãe, ela colocou o fone e depois a mulher finalmente se ligou que não queríamos conversar durante o voo não.
Aquele que pega o assento do corredor e quer esticar a perna na passagem
Esse é um dos que mais me faz querer morrer: tem gente que acha que comprando o assento do lado do corredor automaticamente ganha direito de colocar a perna no meio da passagem. Que ódio que me dá!
O corredor de passagem é de passagem mesmo. Se você é alto e precisa de mais espaço, ou preza pelo conforto no seu voo, invista em um assento na primeira fileira ou na saída de emergência. É incômodo demais ter que ficar pulando perna para passar num corredor porque você determinada pessoa acha que aquele espaço também pertence à ela.
Aquele que compra o bilhete na econômica e quer usar o banheiro da executiva
Quando você compra um bilhete de determinada classe, ela é daquela classe mesmo. Não adianta querer dar jeitinho não – se você comprou um bilhete da econômica, tem que usar da econômica, e o mesmo vale para a executiva. E a econômica premium ainda continua sendo econômica, viu?
Se você tem dúvida de quais os limites que você pode andar, nunca ultrapasse a cortina da sua classe.
Nesse último voo de São Paulo para Roma uma comissária teve que chamar a atenção dos passageiros que estavam na econômica premium porque eles achavam que por terem pagado por uma econômica melhor poderiam usar o banheiro que não era da classe deles. Um deles discutiu tanto com a comissária que o chefe dos comissários precisou ser chamado.
Aquele que apoia no assento da frente na hora de levantar
Uma das coisas mais incômodas que tem é se sentir puxado para trás do nada. É um susto do cão!
Muita gente quando vai se levantar para ir ao banheiro ou esticar as pernas se apoia no banco da frente para levantar. Não faça isso. Uma das coisas mais incômodas que tem é se sentir puxado para trás do nada. É um susto do cão!
Sei que muitas vezes você pode fazer sem perceber, mas a pessoa que se sente puxada percebe rapidinho, especialmente quando está dormindo e acorda com o susto.
A melhor forma de se levantar sem depender do assento alheio é usar seu próprio banco ou descanso de braço como apoio para se levantar.
Aquele que quer colocar todos seus pertences no bagageiro
Como diria Arnaldo César Coelho, a regra é clara: só pode levar um item de mão no bagageiro (seguindo as especificações da companhia aérea) e um item de mão pequeno que caiba embaixo do assento que está na sua frente. Pronto, essa é sua franquia de bagagem de mão.
Tem gente que vai viajar com uma mala de bordo + uma mochila e acha que, por entrar primeiro, pode colocar todos seus itens no bagageiro. Não, não pode.
Se o voo estiver vazio ou se sua classe tarifária (executiva ou econômica premium) permitir que você leve mais bagagem, tudo bem. Caso contrário não seja o inconveniente que joga todos os itens no bagageiro e não pensa na pessoa do lado, que tem direito a colocar uma mala no bagageiro também.
Acho que de todos, esse é o tipo de passageiro que mais me irrita!
Aquele que não reclina o assento na hora das refeições
Esse também está no topo da minha lista de tipo de passageiro mais irritante. Me digam, qual a dificuldade de reclinar o assento durante as refeições?
Classe econômica, no geral já tem um espaço bem limitado. E qualquer espaço a mais faz sim muita diferença! A maioria das poltronas têm a bandeja onde se apoia as refeições acopladas no assento da frente, logo se a pessoa está com o assento deitado o espaço fica mais apertado para você poder fazer uma refeição mais tranquila.
Muita gente não se liga na hora das refeições que isso pode ser incômodo para o vizinho de trás, então tenha isso em mente. E se você estiver muito apertado e o vizinho da frente não reclinar, não fique acanhado em pedir para que ele recline não – é só pedir de com jeitinho e educação e tá tudo certo.
Esses são os seis tipos que acho mais irritantes durante a viagem. Lembre-se que estar em um avião ou ônibus é estar por algumas horas com dezenas (ou centenas) de pessoas que você nunca viu antes, e que todo mundo deve fazer sua parte para que a viagem seja tranquila para todos, né?
Você já passou por alguma experiência ruim? Conta pra gente!
Imagens: Daily Mail | Wikihow