- by Redação Trippolis
- on março 31, 2022
5 Coisas de Graça para Fazer em Milão
Olá, gente!
Bom, para quem me acompanha, sabe que não é segredo nenhum que eu amo Milão. Então pensem numa alegria da pessoa que ficou morando meses pertinho dessa cidade?
Como fiquei bastante tempo indo visitar a cidade, resolvi fazer aqui uma listinha com 5 coisas para fazer de graça em Milão. Assim você consigue aproveitar a cidade e economizar uns “dinheuros” na sua passagem por lá.
Eu já falei aqui, mas repito: toda cidade que você for tem algo de graça para fazer. Prova disso é que já falei aqui de Los Angeles, Nova York, Tóquio…
Caminhar pelo Castelo de Sforzesco e Parco Sempione
Acho que se eu pudesse escolher apenas um lugar em Milão, seria o Castelo Sforzesco/Parco Sempione. Esse complexo é incrível, porque ele tem uma área verde gigante e uma parte histórica super importante sobre a fundação da cidade.
No Castelo Sforzesco estão vários museus,como o Museu de Arte Decorativa, o Museu Arqueológico, o Museu dos Instrumentos Musicais; e também algumas bibliotecas, como a Biblioteca de Arte. Se você estiver afim de conhecer por dentro, um ingresso dá direito à todos os museus e bibliotecas do complexo, então vale a pena!
Coladinho no Castelo está o Parco Sempione. Nos dias de sol é muito comum ver as pessoas aproveitando o dia no gramado, seja sozinhas escutando uma música ou lendo um livro, ou em grupo, onde amigos aproveitam para tocar violão e fazer pequenas confraternizações.
Eu adorava ficar ali na grama curtindo o dia e tirando umas fotos bonitas, já que o complexo é bem fotogênico. Aqui e aqui dá pra ter uma ideia disso.
Visitar a Galeria Vittorio Emmanuele
Um dos pontos mais conhecidos de Milão – seja pela arquitetura ou pelas lojas de luxo que estão ali dentro.
Fato é que é impossível pensar em ir para Milão e não passar na Galeria Vittorio Emmanuele – ela fica colada no Duomo e é um dos prédios mais bonitos da cidade. A abóbada de vidro ilumina as paredes, o que indica que conforme a hora do dia que você for, tudo parece estar diferente. Além disso as pinturas ali dentro merecem sua atenção – você vai ver que tem muita gente ali olhando para o teto tentando observar tudo.
O chão também merece que seja olhado com carinho: os mosaicos são incríveis! Meu preferido é o que tem Rômulo e Remo mamando nas tetas da Loba (postei aqui, olha!)
Também dentro da galeria você vai ver uma galera fazendo um círculo em um determinado ponto, quase no centro da galeria. Há uma tradição de que girar três vezes com o calcanhar no testículo do boi que está no chão vai trazer sorte. Na dúvida toda vez que fui lá eu girei (olha aqui!).
Conhecer as novidades no Brera Design District
Caminhar pelo Brera Design District é incrível para quem ama design e tendências.
Durante a semana de Design (Fuori Salone) o distrito fica mais movimentado, mas nos outros dias ver as lojas cheias de objetos super criativos, lojas com peças super únicas, cafés incríveis e vários brechós que vendem desde saias sem marca até bolsas da Dior.
Vale a pena caminhar pelo bairro para ver como as pessoas se vestem e como se comportam. E se puder ir durante o Fuori Salone, vale mais a pena ainda.
Visitar o Palazzo Morando
O Palazzo Morando foi uma descoberta que fiz completamente sem querer, mas que ganhou meu coração assim que cheguei na porta. O lugar é realmente um palacete bem no coração do Quadrilatero Della Moda.
A entrada no Palazzo Morando é gratuita, e o acervo deles é riquíssimo, com quadros mostrando a história da cidade de Milão e também salas com objetos do começo do século XIX e artefatos chineses (incluindo um papel de parede que eu queria muito ter na minha casa!).
Além disso, no local tem espaço para exposições temporárias com uma duração um pouco mais longa, que vale a pena conferir.
Se você curte palácios, em Turim, cidade pertinho de Milão(fica cerca de 1h de trem), tem uma série deles e a Trilhas e Cantos mostra nesse post aqui.
Caminhar por Navigli
A região de Navigli foi uma das que mais me surpreendeu em Milão, já que eu ainda não conhecia, e uma das que se tornou a minha preferida na cidade.
Você sabia que os canal de Navigli Grande é uma obra de Leonardo da Vinci? Ele foi projetado lá no século XV e ajudava no transporte, inclusive no transporte do mármore que tornou possível o Duomo ser o que é hoje.
Hoje a região tem alguns passeios de barco, mas o que é mais interessante é o entorno do canal: são várias lojas, restaurantes e bares – inclusive um dos melhores bares que já fui na vida fica na região. Eu recomendo forte chegar mais perto do final do dia, dar uma volta e terminar fazendo o aperitivo.
Ela fica em um ponto mais afastado das grandes atrações de Milão, mas fica bem pertinho da estação de metrô, o que torna o acesso mais fácil. E se você me perguntar se vale a pena visitar, eu com certeza direi que sim!
E aí, acho que deu para ver que tem bastante coisa para fazer em Milão, né? E se você acha que não foi o suficiente, pode seguir esse roteiro da Nati do Destino Provence que está bem completo e repleto de experiências.
E o mais legal é que a maioria desses lugares é perto um do outro, então você consegue tranquilamente ir caminhando entre eles, e aí no meio do caminho você vai ver que ainda tem muita coisa legal para fazer no caminho.