- by Daniele Polis
- on Atualizado em 4 de janeiro de 2022
Fussen: O Verdadeiro Castelo da Cinderela na Alemanha
Hoje aqui a dica é de um dos lugares mais lindos que já fui na minha vida: Fussen!
Quando fui pra Munique, botei na minha cabeça que queria ir até o Neuschwanstein.
Por dois motivos:
1- foi o Castelo que inspirou Walt Disney a criar o da Cinderela;
2- porque o castelo tem vários cômodos pintados com temas de operas do compositor Richard Wagner.
Como amo Disney e Wagner, era impossível não ir até lá conhecer o Castelo da Cinderela na Alemanha com inspiração de Wagner.
Pegamos o trem em Munique, aonde compramos o Länder Ticket. Esse tíquete nada mais é do que um passe de um dia onde se pode pegar trens, metrôs e ônibus ilimitados dentro da região escolhida (no nosso caso, a Baviera) e que vale para até 5 pessoas viajando juntas. É isso mesmo: por 21 euros 5 pessoas podem ir até Füssen, ou qualquer outra cidade da Baviera. Se você comprar o trajeto separado para Füssen, sai em média 18 euros por pessoa.
Foi uma viagem de pouco menos de duas horas com uma paisagem de tirar o fôlego. A cidade é quase fronteira com a Áustria – apenas 5 quilômetros separam um país do outro. Ou seja, bem ao sul mesmo da , e faz parte da Rota Romântica. Se você não sabe o que é a Rota Romântica, aproveita para ver esse post do Viajoteca para se apaixonar também.
A estação de Füssen é o ponto final da linha. A estação é minúscula, mas fofa. Tem banca de jornal e lojinha de conveniência, para comprar salgadinhos e bebidas.
Do lado da estação sai o ônibus que te deixa no pé da colina entre os dois castelos (schloss, em alemão). Uma coisa que preciso dizer sobre o passeio: esteja disposto a caminhar bastante! E o porquê vocês vão entendendo ao longo da postagem.
Chegando aos pés da colina você dá em uma micro vila cheia de restaurantes, lojinhas e, o mais importante, a cabine para comprar o(s) ingresso(s). São dois castelos, como já disse: um de Ludwig II e outro dos seus pais. Ludwig II construiu Neuschwanstein porque queria um castelo independente. Ele também era conhecido como “Ludwig, o Louco“, por seus desejos megalomaníacos – e um deles resultou em um dos pontos turísticos mais visitados da Alemanha.
É possível comprar ingresso só para um castelo ou para os dois, que tem um desconto.E você também pode comprar online, para já cortar uma fila, o que recomendo bastante (clique aqui para comprar).Escolhemos conhecer somente Neuschwanstein, pois tínhamos chegado logo depois do almoço e não queríamos fazer nada correndo.
A visita é guiada, podendo ser escolhida em alemão ou inglês. Dentro do castelo tem folders com outros idiomas (inclusive português), mas o guia só fala um desses dois idiomas. E vale dizer que as visitas são com hora marcada – perdeu seu horário, perdeu a visita! E o caminho pra chegar ao castelo é longo (40 minutos no mínimo).
Para subir até a base do Castelo você pode fazer de três formas: ônibus, charrete ou caminhando. Vai de cada um escolher qual o mais apropriado. Fomos de ônibus, e de lá tivemos mais uma caminhada (com trechos íngremes e curvilíneos) de pouco mais de um quilômetro. Nenhuma das formas te deixa bem na entrada do castelo! Andar será preciso.
A fila é organizada, e não fica-se muito tempo na espera. Foto e filmagem são proibidas dentro das salas do castelo, mas são permitidas na varanda, por exemplo. Sempre quando for permitido terá um aviso.
O tour é algo maravilhoso. O guia conta a história do castelo, como ele foi deixado incompleto e como Ludwig morreu. O que mais me impressionou, na visita toda, foi a magnitude das obras interiores. Muitos afrescos de Tristão e Isolda, a Cavalgada das Valquírias e mais óperas de Wagner, que era amigo pessoal de Ludwig e que ganhou um teatro para que tocasse lá suas óperas – o que nunca ocorreu. A sala do trono – que não tinha um trono, de fato – tinha afrescos de Ludwig como São Jorge, e diversas passagens bíblicas. O seu quarto é aconchegante e lindo. O detalhe mais engraçado fica no banheiro, aonde a privada é realmente um trono.
Do castelo dá pra ver a Marienbrücke, que é uma ponte entre dois rochedos, e foi construída por Ludwig para admirar o rio e a cachoeira que tem ali. Pela foto do meio dá pra ter ideia da altura, né? Lá embaixo corre um rio, e no verão é possível fazer trilhas no local.
Quando você volta para o ponto onde os ônibus ou charretes de deixam, você pode ir para a Marienbücke. É uma espécie de trilha, de trecho meio sinuoso e terreno irregular. Mas sem dúvida vale cada passo dado – a melhor vista do castelo se tem de lá.
Saímos da cidade no final da tarde. A vista na volta foi a mesma da ida, e tirou o fôlego do mesmo jeito. Eu amo viajar no outono e ver as tonalidades de cores que a estação propicia aos seus visitantes…
Füssen é uma cidade que com certeza vale a visita!
Mais informações sobre o schloss podem ser obtidas aqui.
Que lugar mais lindo!!! Adoro conhecer castelos! Ainda não fui p Alemanha mas quando for vou acrescentar este castelo no meu roteiro!
Abs, Marlise
Eu adoro posts específicos por isso! A gente viaja dentro da viagem! Já salvei aqui! Beijos!
Oi Daniele… Neuschwanstein está em minha lista faz tempo. Estive em Munique ano passado, mas como só passei uma tarde na cidade, porque o foco dessa viagem foi Nuremberg, não deu tempo de visitar. Espero que possa fazê-lo um dia e suas informações a respeito de como chegar, do que encontrar são preciosas.
bj Ana
Que máximo ! Já fui duas vezes a Alemanha e ainda não consegui conhecer esse castelo! Vejo muitas fotos e fico encantada, quero muito ir conhecer ! Ótimo post, super detalhado. Bjs.
Que sonho!!! Eu quero muito fazer a Rota Romântica um dia e espero poder passar por aí! Ótimo post!
Olha, não sabia que para chegar no castelo tinha que se aventurar assim! Eu achava que se chegava de ônibus perto da entrada!!!
o lugar deve ser maravilhosoooooo!!
O castelo é lindo e realmente remete ao castelo da Disney e a vista pessoalmente deve ser incrível. Quem sabe um dia faremos essa viagem e com certeza iremos tentar ir no outono, pois como vc tb gostamos dessa estação. Um abraço Sil Mendes
Olá Daniele! Adoramos o post e ficamos encantados com o castelo. Espero um dia poder conhecer!! 😉
Os castelos são realmente lindos. De sonho. Estive lá em 2008 e tb fiquei encantada
Parabéns pelo post
Este castelo é realmente uma maravilha. Está nserido numa paisagem linda… Já aí estive e gostei bastante. Não tanto do interior mas da perspetiva que temos da ponte 🙂
Acho que está na hora de colocar a Alemanha em meu roteiro! Que lugar lindo, que passeio fascinante. Amo visitar castelos, esse aí ent`ão, acho que vou ter um treco, pelos mesmos motivos que você – amor incondicional à Disney e Wagner! Adorei seu relato e vou deixar aqui tudo anotadinho pra quando eu for também.
Obrigada por indicar o nosso post, Dani! Super beijo!
imagina, o post é incrível!