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como é voar de royal air maroc

Como é voar de Royal Air Maroc do Brasil para Europa

Como é voar de Royal Air Maroc do Brasil para a Europa?

Hoje conto aqui a minha experiência de voo saindo de São Paulo (Brasil) com destino a Lisboa (Portugal), com escala em Casablanca, e contando todas as minhas dicas e experiências que tive voando pela primeira vez nesta companhia aérea.

Cabe dizer que eu voei na categoria Econômica, que é o tipo que uso com muita frequência – e que imagino que seja a realidade da maioria de quem me acompanha. Se esse for seu caso, este post é para você!

Como é o checkin? O avião? A escala no Marrocos? Vem que te conto mais.



Como é voar de Royal Air Maroc

A companhia começou a voar para o Brasil em 2018, e por conta da pandemia teve os serviços interrompidos (assim com muitas outras). Mas qual não foi a surpresa de ver que ela volta a voar para o Brasil em dezembro de 2024 e com preços bastante atrativos – especialmente porque está bem caro voar para a Europa. Uma pesquisa rápida e é possível achar passagens por volta de R$3.000, o que é um bom preço considerando a atual cotação do dólar.

Outro fator bastante relevante além do preço é a franquia de bagagem – 2 volumes de 23kg sem custo para ser despacho, além da mala de mão de 10kg. Então quem está de mudança para o velho mundo acaba escolhendo a rota porque é uma bela economia não pagar por uma segunda mala.

Os voos obrigatoriamente fazem uma escala em Casablanca, no Marrocos, não importa seu destino final. Então é bom olhar o tempo entre os dois voos para não ter problemas. Algumas pessoas aproveitam para ficar um dia ou dois no Marrocos, não foi meu caso porque pelo que pesquisei não era seguro para mulheres viajando sozinhas, o que era meu caso. Então foi literalmente passagem do Brasil para Europa.

Eu voei na categoria econômica, então todo meu relato está baseado nessa experiência.

O check-in

Como é voar Royal Air Maroc
A fila do checkin e a quantidade de malas por passageiro | Imagem: Trippolis

A Royal Air Maroc está localizada no Terminal 2 do Aeroporto de Guarulhos. E aqui já vem a minha primeira dica: chegue muito cedo no aeroporto, porque as filas são insanas!

Como a companhia tem os melhores preços para Europa, os voos saem sempre muito cheios de São Paulo até Casablanca, no Marrocos, já que de lá as pessoas pegam suas conexões para a Europa (principalmente Itália, Portugal, Espanha e Inglaterra), o que significa uma fila grande para o despacho de bagagem.

Eu cheguei com três horas e meia de antecedência, já que não consegui escolher meu assento online e queria uma janela, e, acredite, eu fiquei uma hora e vinte apenas para despachar a mala. Então não pense em chegar perto do horário do vôo de forma alguma! No guichê tem um aviso gigante que o check-in fecha 60 minutos antes da partida do voo, então se prepare.

Na hora do check-in você é informado que sua mala vai direto para o seu destino final, o que significa que você não precisa pegar em Casablanca – o que é excelente, porque imigrações onde você precisa pegar a mala costumam demorar muito mais.

E uma coisa muito engraçada é que a atendente me perguntou se eu estava com panela de pressão na mala, e eu ouvi essa pergunta pela primeira vez na vida. Ela riu e me explicou que é bem comum brasileiros levarem panela de pressão para a Europa, e que não teria problema desde que estivesse vazia. Não era meu caso, mas fica aí a dica para quem possa precisar.

A atendente também bastante solícita conseguiu me colocar em uma janela, a única disponível, que era literalmente na última fileira da avião. Entre ficar num meio aleatório ou na janela na última fileira, fiquei com a segunda opção, mesmo já sabendo dos riscos que isso implicaria.

E parece que eu estava adivinhando.

O espaço até a poltrona da frente | Imagem: Trippolis

A aeronave

O voo entre São Paulo e Casablanca é feito na aeronave 787-8 na configuração 3 – 3 – 3 na econômica. Achei bem dentro do padrão de outras companhias aéreas, apesar de as vezes dar impressão de ser menor porque os bagageiros vão lotados – inclusive de gente sem noção que coloca a mala de mão e o item pessoal em cima do bagageiro, tirando o direito de outras pessoas.

Não seja esse tipo de passageiro, por favor.

Leia também: tipos de passageiro para não ser

Kit a Bordo

como é voar royal air maroc
O kit para passageiros voando econômica | Imagem: Trippolis

Em viagens internacionais é bem comum recerbermos um travesseiro e uma coberta para proteger do frio do ar condicionado durante o vôo. Mas além disso, recebemos também um kit dentro e uma necessaire (plástica com fecho estilo ziplock, ótima!) contendo máscara de olhos, uma meia e tampão de ouvidos para usar durante a viagem, além do fone para aproveitar o entretenimento de bordo.

Eu honestamente amo a ideia da meia, porque sempre sinto muito frio no pé, e por mais que a qualidade não seja a melhor do mundo, ajuda demais quando coloca por cima da outra, especialmente para se deslocar dentro do avião sem colocar o sapato de volta.

Entretenimento de Bordo

Tela touchscreen de entretenimento de bordo | Imagem: Trippolis

No voo entre São Paulo e Casablanca (o mais longo, com cerca de 9 horas) tem telas individuais touchscreen. E não se assuste, já que na tela inicial aparecem as informações em árabe (língua oficial do Marrocos), francês (também língua oficial), inglês e espanhol dando das boas vindas. Assim que você toca na tela, você pode escolher outros idiomas, entre eles o português.

No aparelho tem entrada USB além de entrada p2 de fone de ouvido. Você pode usar o que eles oferecem ou levar o seu próprio – que é o que gosto de fazer.

Eu achei a opção de filmes e séries bem boa, com lançamentos recentes em diversos idiomas. Eu sempre coloco em inglês na opção que costuma ter mais opções de entretenimento que em Português. Fica a dica se você também fala o idioma.

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Serviço de Bordo

Aqui foi um pouco da minha frustração que teria sido pior se eu não fosse uma viajante mais experiente. E já adianto que não é culpa da companhia aérea, e isso não prejudica a experiência de como é voar Royal Air Maroc.

Como fiquei literalmente na última fileira, fui das últimas pessoas a serem servidas. E com isso, fiquei sem opções de escolha na hora do jantar, que tinha frango ou peixe, mas quando chegou na minha vez só tinha peixe, e eu não como. Recusei o serviço de bordo e pedi só a água.

Isso é bem possível em vários voos, não só da RAM. Como eu já sabia que isso poderia acontecer, eu comi antes do embarque na sala VIP do aeroporto, então entrei na aeronave já “jantada”. Se eu não tivesse feito isso, teria ficado com fome até a hora do café da manhã, porque não tinha opção além do prato quente.

O jantar foi servido cerca de uma hora depois da decolagem, e o café da manhã servido cerca de uma hora e trinta antes do pouso.

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Café da manhã servido a bordo | Imagem: Trippolis

O café da manhã foi bem servido, e gostei bastante apesar de não ter uma opção quente para comida. Foi um sanduíche de presunto e queijo, um muffin com gotas de chocolate, um iogurte e uma bebida. Estava tudo bem saboroso e no tamanho perfeito. Eu pedi um refrigerante porque não sou a maior fã de café de avião, e suco só tinha de laranja, que não tomo.

Atenção para a embalagem fechadinha preservando a qualidade dos alimentos e com emblema da Royal Air Maroc. Eu gosto quando tem esse tipo de cuidado, apesar de não fazer muita diferença ahaha

Escala em Casablanca

Eu confesso que estava bem aflita porque nosso vôo atrasou, e a escala que seria de quase três horas foi reduzida para menos de duas. Como nunca tinha passado por ali, não sabia o que esperar, e já digo que menos de duas horas é bem loucura, se o voo estiver lotado e o aeroporto cheio.

Você não pega a mala, mas tem todo o processo imigratório, e ele é bem chatinho porque eles são bem rigorosos. Você passa no raio-x duas vezes (junto com sua mala de mão) então é bom ir preparado porque eles podem barrar qualquer coisa, e eles fazem tirar tudo e abrir tudo que precisa.

A polícia estava armada, e isso me assustou um pouco, junto com a quantidade de cães ali, mas depois entendi que a região é rota de tráfico de drogas e de pessoas – então mulheres sozinhas, atenção redobrada!

A maioria das pessoas estavam fazendo a imigração falando em inglês – existem placas no aeroporto em francês, árabe e em inglês. Eu vi que alguns agentes alfandegários estavam olhando para mim e conversando, numa distância muito próxima, e então eu perguntei em francês se algo estava errado. Eles mudaram o tom, falaram que estava tudo bem e começaram a falar em árabe logo em seguida. Não sei o teor da conversa, mas fica um alerta para sempre estar atento durante a imigração, principalmente se sentir alguma atividade suspeita.

Passado o segundo raio-x já cai bem perto do portão de embarque, já que o aeroporto não é tão grande. Uma coisa também que vale dizer é que para usar o banheiro tem funcionários na porta, e eles tendem a te pedir uma gorjeta pelo uso, apesar do banheiro ser gratuito. Eu deixei umas moedas de alguns euros que tinha, mas não sei o quanto é obrigatório. Então segue a dica: leve algumas moedas, só por precaução.

Como eu estava apenas em conexão, apresentei o passaporte e o cartão de embarque do próximo voo, foram os únicos documentos que me pediram. Se você vai ficar pelo Marrocos, vale a pena verificar quais são os documentos solicitados.

Trecho entre Marrocos e Europa

aeronave entre Casablanca e Lisboa | Imagem: Trippolis

Como esperado, o voo entre Casablanca e Lisboa foi feito em um avião mais velho e sem muitas modernidades – inclusive sem entretenimento de bordo individual. É uma pratica bem comum em voos curtos, afinal estamos falando de um voo de uma hora e trinta de duração entre os dois países. Mal dá tempo de se despedir do Marrocos e já chegou em Portugal!

A configuração é 3-3, e as poltronas eram bem espaçosas – mais do que no trecho entre São Paulo e Casablanca. E uma coisa muito legal é que serviram um lanche bem acima dos padrões que estou acostumada em viagens de duração tão curta – um sanduíche, um doce e uma bebida para um voo super curto. E tudo estava bem bom. Considerando que seria meio que a distância entre São Paulo e Porto Alegre, o serviço de bordo está melhor que o daqui.

O voo foi bem tranquilo e a chegada em Lisboa aconteceu sem grandes problemas. A minha mala chegou bem rápido, o que até me surpreendeu dado o tanto de mala que tinha no avião ahaha. Foi tudo bem tranquilo.

Mais em vídeo

Vale a pena voar de Royal Air Maroc?

Sim, vale demais!

Pelo preço que se paga, ainda mais para Europa onde as passagens costumam ser mais caras, e com direito à malas despachadas gratuitamente, acaba sendo um ótimo custo benefício.

A questão do serviço de bordo me chateou um pouco, confesso, mas na ida foi pior que na volta, porque eu sentei nas últimas fileiras, então isso era meio que esperado mesmo. Então se você tem alguma restrição alimentar, lembre-se de mencionar no seu check-in para evitar problemas.

O atendimento e a aeronave também me deixaram bastante satisfeita, achei tudo com excelente custo-benefício, e a qualidade dos alimentos também estava bem boa.

A franquia de mala e o preço com certeza são diferenciais, e a escala no Marrocos também é bem tranquila de ser feita, ainda mais porque não precisa pegar malas. Como existem voos de Casablanca para diversas cidades da Europa, como Lisboa, Roma, Madrid e mais outras, pode ser uma excelente opção para sua viagem.

Ficou com alguma dúvida? Só deixar nos comentários.

Daniele Polis

Paulista e Paulistana, sou louca por viagens, fotos, moda, sapatos e compras. Já carimbei o passaporte em 15 países, e estou sempre de malas prontas para viajar. Também escrevo no Dani Polis.

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