- by Daniele Polis
- on Atualizado em 14 de dezembro de 2022
Como Tirar Meu Passaporte?
Viajar ficou muito mais acessível. Tanto que o ano de 2013 bateu recorde em emissão de passaportes.
Muita gente tem dúvida de como fazer, quanto custa, onde entra, o que precisa. Portanto aproveitando que eu precisava renovar meu passaporte (porque o meu venceria em maio e tive alteração no nome para de casada), eu vim aqui explicar em um passo-a-passo a experiência toda de tirar um passaporte.
1. Juntar os documentos necessários.
Antes de qualquer coisa, essa é a etapa que você tem que prestar mais atenção, para que não tenha problemas na hora de emitir seu passaporte. A Polícia Federal olha cada documento, por isso é importante você levar todos.
Os documento que você precisa levar (de regra geral):
- • Documento de identifidade – aqui valem RG (modelo novo), CNH (modelo novo), carteira funcional, carteira de trabalho ou passaporte antigo.
- • Título de eleitor e comprovante de votação nas duas últimas eleições (dica: se você não guardou os papéis, imprima aqui sua certidão de quitação eleitoral
- • Documento de quitação militar (para homens)
- • Certidão de casamento (se você, como eu, casou e mudou de nome)
- • Comprovante de pagamento da da Guia de Recolhimento da União – GRU (ver passo 2)
- • Passaporte anterior (se você tiver um antigo. Caso você tenha perdido, deverá pagar uma multa; se ele foi roubado você deve apresentar o Boletim de Ocorrência)
Para conferir a lista completa de documentos, clique aqui. Para ver a documentação para menores de 18 anos, clique aqui.
2. Solicitar seu passaporte.
Você deve preencher um formulário online (clique aqui para acessá-lo), com todos os dados dos documentos que você juntou. E todos mesmo. Por isso recomendo você já ter todos em mãos para preencher este formulário de forma mais rápida.
Ao final desse preenchimento, vai ser gerada a Guia de Recolhimento da União (GRU) no valor de R$156,07, e você também já consegue fazer o seu agendamento (caso haja data disponível na sua cidade).
3. Fazer o seu agendamento.
Se você ainda não realizou o seu agendamento, você deve fazê-lo para marcar um dia no qual você deverá comparecer à Polícia Federal.
Você deve acessar a página do agendamento (clique aqui ) e inserir os seguintes dados: CPF, número de protocolo e data de nascimento.
Importante: você não consegue fazer um agendamento se não tiver feito o requerimento do passaporte.
Importante 2: você deve fazer essa solicitação em até 90 dias após o requerimento online, senão ela será cancelada.
4. Comparecer à Polícia Federal.
Depois de tudo agendado e os documentos todos separados, hora de comparecer à DPF. Lembre-se sempre de levar todos os documentos originais exigidos para sua entrevista, para que você não tenha problemas. Eles não aceitam, sob hipótese nenhuma, cópias.
No dia você vai mostrar os documentos (para que eles possam conferir), tirar foto e escanear todas as digitais. E pronto!
Eles também entregam no dia um protocolo dizendo quando você pode ir buscar seu passaporte. Se ele ficar pronto antes da data prevista no protocolo, a Polícia Federal envia um e-mail (vem de [email protected], olhe a caixa de spam!) avisando que ele ficará pronto nas próximas 24 horas.
Mais uma coisa importante: para a retirada você deve levar o protocolo (aquele no qual eles colocam a data!), um documento de identificação e tem que ir pessoalmente à um posto de retirada.
Bom, eu marquei minha entrevista em 9 de janeiro e tinham datas somente em 26 de fevereiro. Por sorte peguei uma desistência no dia 07 de fevereiro, e consegui agendar neste dia. Mas uma amiga, que precisa do passaporte com mais urgência, não teve a mesma sorte, e teve que trocar de posto! Portanto, fica a dica de sempre: passaporte e visto americano tem que ter sempre! Como são processos burocráticos, eles são alheios á nossa vontade, e podem demorar mais tempo do que gostaríamos.
Outro fator importante é que se você precisar de um passaporte com urgência, pode solicitar na Lapa, em São Paulo, que é a sede de emissão, e onde eles saem mais rápido. Para ilustrar: em 7 de janeiro tinha data de agendamento para o dia 16/01. Comparado ao 26/02 de Santos, é uma bela diferença!
Espero que tenham gostado, e qualquer dúvida mais é só deixar nos comentários!
Agora é esperar o passaporte ficar pronto para ir buscá-lo! 🙂
Imagem: Bol
3 comments on “Como Tirar Meu Passaporte?”