Início Japão O que é Konbini – e porque ela vai ser sua melhor amiga no Japão
O que é konbini

O que é Konbini – e porque ela vai ser sua melhor amiga no Japão

por Daniele Polis
3 comentários

Você sabe o que é Konbini?

Se teve um tópico que foi bem falado nas Olimpíadas de Tokyo 2020 foram as lojas de conveniência. O assunto foi pauta de várias várias publicações em redes sociais e matérias, de jornalistas fascinados com a qualidade dos produtos e a oferta de itens, além da praticidade.

Não é para menos – são mais de 56 mil lojas de conveniência espalhadas pelo país, sendo mais de 7 mil delas só em Tóquio, trazendo comodidade para moradores e turistas.

Fato é que não importa se é a sua primeira ou décima vez no Japão, as kombini certamente serão seu ponto de parada em algum momento.

O que é Konbini?

Konbini (em japonês コンビニ) é uma forma popular de chamar as Convenience Stores (コンビニエンス・ストア), as famosas lojas de conveniência. Só que as konbini são muito diferentes das lojas de conveniência que temos no Brasil ou nos Estados Unidos, onde a gente é acostumado a entrar para comprar uma comida, um salgadinho e no máximo sacar um dinheiro.

Outra coisa importante a se dizer é que as konbini funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana. Ou seja, não tem aquele medinho de que você chegar perto da sua hospedagem querendo comprar algo e estar fechado.

As Konbini são um mundo completamente a parte e que com certeza é uma das coisas que mais sinto falta no Japão.

Geladeiras de bebidas diversas | por Koji Sasahara, Associated Press

O que é possível comprar em uma Konbini?

Basicamente tudo. Quer comprar um café? Tem. Um almoço? Também. Pagar contas? Dá. Comprar ingressos de atrações? Sim. Sacar dinheiro? Claro.

Sério, perto do apartamento que fiquei em Tóquio tinha uma konbini e ela foi a minha melhor amiga. Já o primeiro dia, super cansada da viagem longa e do fuso, fui comprar as coisas básicas para o primeiro dia – pães, bebidas, frios, alguns snacks, iogurte e até frutas comprei. Coisas que aqui no Brasil eu compraria num mercadinho, lá comprei numa konbini.

Também na konbini do lado de casa eu comprei os ingressos para a Tokyo Disneyland. E se você quiser despachar as malas direto para o aeroporto, sem quiser carregá-las por aí, você também pode contratar esse serviço numa konbini. Também dá para comprar selos, pagar contas e comprar até selos de descarte de grandes objetos. Ou seja, dá para fazer muita coisa.

Mas e a qualidade das coisas?

Quando a gente fala em comidas de postos de conveniência, a gente não pensa numa qualidade muito maior que a aceitável, certo? No Japão isso não se aplica. A qualidade dos alimentos que são vendidos nas kombini são muito boas, e não falando apenas do que é vendido industrializado, mas o que também é perecível e preparado quase que diariamente.

Na konbini do lado de casa a gente comprou jantar para comer depois de um dia batendo perna em Tóquio. E todo dia de manhã a gente comprava os lanchinhos para comer ao longo do dia.

Como acho as konbini?

É bem mais fácil do que parece, já que elas são muitas e estão espalhadas por aí.

Algumas das redes de konbini para te ajudar a se localizar: Family Mart, 7 – Eleven, Lawson, MiniStop e Daily Yamazaki. Viu um desses nomes em letreiros no seu caminho? Pode entrar que vai ser uma konbini.

É bem natural você andar por Tóquio e ver muitas delas, por exemplo, igual existem cafés nos grandes centros dos EUA ou bancas de jornal em São Paulo. Elas fazem parte da rotina das pessoas, e a gente enquanto turista consegue aproveitar bem.

Mas e os preços? São caros?

Quando a gente pensa nos preços praticados em lojas de conveniência no Brasil a gente tende segue da mesma forma no Japão. Isso é mais ou menos verdade. Os preços das konbini não são os mesmos de um mercado, claro, mas também não são tão mais caros. No Brasil a diferença de preços é bem grotesca, lá é um pouco mais caro só, mas nada absurdo.

Também vale reforçar que você não vai encontrar a mesma variedade que encontraria em um mercado, por exemplo, mas a praticidade com certeza acaba compensando, principalmente em cidades maiores. As konbini estão em todos os lugares, então elas acabam mesmo sendo bem convenientes.

Vale a pena comprar nas Konbini?

Com certeza!

São muitos fatores positivos: praticidade de ter muitas espalhadas pelo caminho, comodida de estar aberto 24 horas por dia, ter varidade de produtos para todas as refeições do dia, preço bem ok comparado com mercados e afins, qualidade dos produtos…

Sério, eu sou muito fã das konbini, dá pra comprar o café da manhã, um guarda-chuva se começar a chover do nada (isso acontece em Tóquio!), um bento (irmão do nosso prato feito do Brasil), um vinho para o final do dia, um ingresso de atração que você queria e esqueceu de comprar… Uma mão na roda!

E você, já conhece as konbini?

Essa é para sua pasta no Pinterest ♥

You may also like

3 comentários

Hospedagem em Tóquio: Nosso Apartamento em Okubo - Trippolis dezembro 6, 2021 - 5:23 pm

[…] mas tem também todo aquele comércio que a gente ama/precisa: farmácia, mercado, restaurantes e konbini ( loja de conveniência que vende de tudo). Ou seja, tudo muito […]

Responder
5 Coisas para Saber Antes de Ir ao Japão  - Trippolis março 16, 2022 - 2:54 pm

[…] não vai. São mais de 56 mil espalhadas pelo Japão, e mais de 7 mil delas somente em Tóquio.Aqui tem um post completinho sobre as konbini e suas maravilhas, não deixe de […]

Responder
Qual moeda levar para o Japão? - Trippolis dezembro 1, 2022 - 12:23 pm

[…] internacional pré-pago ou conta internacional, praticamente em todas as lojas de conveniência (as Kombini) têm caixa eletrônico, onde você consegue sacar dinheiro já em ienes (pagando uma […]

Responder

Leave a Comment