Início EuropaAlemanha Fussen: O Verdadeiro Castelo da Cinderela na Alemanha

por Daniele Polis
14 comentários
OI gente!

Hoje aqui a dica é de um dos lugares mais lindos que já fui na minha vida: Fussen!

Quando fui pra Munique, botei na minha cabeça que queria ir até o Neuschwanstein.

Por dois motivos: 1- foi o Castelo que inspirou Walt Disney a criar o da Cinderela; 2- porque o castelo tem vários cômodos pintados com temas de operas do compositor Richard Wagner. Como amo Disney e Wagner, era impossível não ir até lá conhecer o Castelo da Cinderela na Alemanha com inspiração de Wagner.

Pegamos o trem em Munique, aonde compramos o Länder Ticket. Esse tíquete nada mais é do que um passe de um dia onde se pode pegar trens, metrôs e ônibus ilimitados dentro da região escolhida (no nosso caso, a Baviera) e que vale para até 5 pessoas viajando juntas. É isso mesmo: por 21 euros 5 pessoas podem ir até Füssen, ou qualquer outra cidade da Baviera. Se você comprar o trajeto separado para Füssen, sai em média 18 euros por pessoa.

Foi uma viagem de pouco menos de duas horas com uma paisagem de tirar o fôlego. A cidade é quase fronteira com a Áustria – apenas 5 quilômetros separam um país do outro. Ou seja, bem ao sul mesmo da , e faz parte da Rota Romântica. Se você não sabe o que é a Rota Romântica, aproveita para ver esse post do Viajoteca para se apaixonar também.

A estação de Füssen é o ponto final da linha. A estação é minúscula, mas fofa. Tem banca de jornal e lojinha de conveniência, para comprar salgadinhos e bebidas.

Do lado da estação sai o ônibus que te deixa no pé da colina entre os dois castelos (schloss, em alemão). Uma coisa que preciso dizer sobre o passeio: esteja disposto a caminhar bastante! E o porquê vocês vão entendendo ao longo da postagem.

Castelo da Cinderela Alemanha

Chegando aos pés da colina você dá em uma micro vila cheia de restaurantes, lojinhas e, o mais importante, a cabine para comprar o(s) ingresso(s). São dois castelos, como já disse: um de Ludwig II e outro dos seus pais. Ludwig II construiu Neuschwanstein porque queria um castelo independente. Ele também era conhecido como “Ludwig, o Louco“, por seus desejos megalomaníacos – e um deles resultou em um dos pontos turísticos mais visitados da Alemanha.

É possível comprar ingresso só para um castelo ou para os dois, que tem um desconto.E você também pode comprar online, para já cortar uma fila, o que recomendo bastante (clique aqui para comprar).Escolhemos conhecer somente Neuschwanstein, pois tínhamos chegado logo depois do almoço e não queríamos fazer nada correndo.

A visita é guiada, podendo ser escolhida em alemão ou inglês. Dentro do castelo tem folders com outros idiomas (inclusive português), mas o guia só fala um desses dois idiomas. E vale dizer que as visitas são com hora marcada – perdeu seu horário, perdeu a visita! E o caminho pra chegar ao castelo é longo (40 minutos no mínimo).

Para subir até a base do Castelo você pode fazer de três formas: ônibus, charrete ou caminhando. Vai de cada um escolher qual o mais apropriado. Fomos de ônibus, e de lá tivemos mais uma caminhada (com trechos íngremes e curvilíneos) de pouco mais de um quilômetro. Nenhuma das formas te deixa bem na entrada do castelo! Andar será preciso.

A fila é organizada, e não fica-se muito tempo na espera. Foto e filmagem são proibidas dentro das salas do castelo, mas são permitidas na varanda, por exemplo. Sempre quando for permitido terá um aviso.

castelo da cinderela Alemanha

O tour é algo maravilhoso. O guia conta a história do castelo, como ele foi deixado incompleto e como Ludwig morreu. O que mais me impressionou, na visita toda, foi a magnitude das obras interiores. Muitos afrescos de Tristão e Isolda, a Cavalgada das Valquírias e mais óperas de Wagner, que era amigo pessoal de Ludwig e que ganhou um teatro para que tocasse lá suas óperas – o que nunca ocorreu. A sala do trono – que não tinha um trono, de fato – tinha afrescos de Ludwig como São Jorge, e diversas passagens bíblicas. O seu quarto é aconchegante e lindo. O detalhe mais engraçado fica no banheiro, aonde a privada é realmente um trono.

Do castelo dá pra ver a Marienbrücke, que é uma ponte entre dois rochedos, e foi construída por Ludwig para admirar o rio e a cachoeira que tem ali. Pela foto do meio dá pra ter ideia da altura, né? Lá embaixo corre um rio, e no verão é possível fazer trilhas no local.

Quando você volta para o ponto onde os ônibus ou charretes de deixam, você pode ir para a Marienbücke. É uma espécie de trilha, de trecho meio sinuoso e terreno irregular. Mas sem dúvida vale cada passo dado – a melhor vista do castelo se tem de lá.

Saímos da cidade no final da tarde. A vista na volta foi a mesma da ida, e tirou o fôlego do mesmo jeito. Eu amo viajar no outono e ver as tonalidades de cores que a estação propicia aos seus visitantes…

Füssen é uma cidade que com certeza vale a visita!

Mais informações sobre o schloss podem ser obtidas aqui.

Castelo da cinderela na alemanha

Sua viagem com muito desconto!

Hospedagem
Seguro Viagem
Passeios e Tours
Chip de Internet
Aluguel de Carro
Conta Internacional

You may also like

14 comentários

Alemanha-Áustria “by car”: Füssen e Garmisch Partenkirche | Ana no Mundo novembro 22, 2014 - 7:20 am

[…] bem legais de como subir nos castelos e até de como ir desde Munique pra lá (vejam aqui). Ou aqui  em […]

Marlise Vidal janeiro 20, 2017 - 9:15 am

Que lugar mais lindo!!! Adoro conhecer castelos! Ainda não fui p Alemanha mas quando for vou acrescentar este castelo no meu roteiro!
Abs, Marlise

Viajante Comum janeiro 20, 2017 - 9:51 am

Eu adoro posts específicos por isso! A gente viaja dentro da viagem! Já salvei aqui! Beijos!

Analuiza (Espiando Pelo Mundo) janeiro 20, 2017 - 10:11 am

Oi Daniele… Neuschwanstein está em minha lista faz tempo. Estive em Munique ano passado, mas como só passei uma tarde na cidade, porque o foco dessa viagem foi Nuremberg, não deu tempo de visitar. Espero que possa fazê-lo um dia e suas informações a respeito de como chegar, do que encontrar são preciosas.

bj Ana

Lidiane Albuquerque janeiro 20, 2017 - 10:24 am

Que máximo ! Já fui duas vezes a Alemanha e ainda não consegui conhecer esse castelo! Vejo muitas fotos e fico encantada, quero muito ir conhecer ! Ótimo post, super detalhado. Bjs.

Mariana janeiro 20, 2017 - 12:03 pm

Que sonho!!! Eu quero muito fazer a Rota Romântica um dia e espero poder passar por aí! Ótimo post!

ANA CLARA VELOSO VIEIRA DUARTE FLORES janeiro 20, 2017 - 12:05 pm

Olha, não sabia que para chegar no castelo tinha que se aventurar assim! Eu achava que se chegava de ônibus perto da entrada!!!

o lugar deve ser maravilhosoooooo!!

Viajante Móvel janeiro 20, 2017 - 3:53 pm

O castelo é lindo e realmente remete ao castelo da Disney e a vista pessoalmente deve ser incrível. Quem sabe um dia faremos essa viagem e com certeza iremos tentar ir no outono, pois como vc tb gostamos dessa estação. Um abraço Sil Mendes

Fabio janeiro 20, 2017 - 7:53 pm

Olá Daniele! Adoramos o post e ficamos encantados com o castelo. Espero um dia poder conhecer!! 😉

Adriana Magalhães janeiro 20, 2017 - 10:51 pm

Os castelos são realmente lindos. De sonho. Estive lá em 2008 e tb fiquei encantada
Parabéns pelo post

Viajar pela história - Catarina Leonardo janeiro 21, 2017 - 7:13 pm

Este castelo é realmente uma maravilha. Está nserido numa paisagem linda… Já aí estive e gostei bastante. Não tanto do interior mas da perspetiva que temos da ponte 🙂

Camilla Kafino janeiro 21, 2017 - 9:02 pm

Acho que está na hora de colocar a Alemanha em meu roteiro! Que lugar lindo, que passeio fascinante. Amo visitar castelos, esse aí ent`ão, acho que vou ter um treco, pelos mesmos motivos que você – amor incondicional à Disney e Wagner! Adorei seu relato e vou deixar aqui tudo anotadinho pra quando eu for também.

Viajoteca maio 18, 2019 - 6:21 pm

Obrigada por indicar o nosso post, Dani! Super beijo!

Daniele Polis julho 14, 2019 - 8:04 pm

imagina, o post é incrível!