- by Daniele Polis
- on Atualizado em 28 de agosto de 2024
Como é viajar de TAM Internacional
Olá, gente, tudo bem? Nós viajamos para Santiago de TAM, com uma promoção de milhas, e vamos contar para vocês como é.
A gente já voou TAM algumas vezes aqui no Brasil, mas até então nunca tínhamos voado de TAM para o exterior. Estávamos esperando algo no estilo vôos dentro do Brasil (e que eu particularmente não acho ruim), mas fomos muito surpreendidos.
Então vem ver nosso relato com detalhes sobre a nossa experiência entre Brasil e Chile.
O Check-in
Os vôos internacionais da TAM partem do Terminal 3 em Guarulhos, e o check-in é compartilhado com a LAN (as duas empresas são do mesmo grupo)
Nosso vôo era às 8h50 da manhã, chegamos no aeroporto por volta das 6 horas. E foi isso que nos salvou!
Nosso vôo inicialmente era São Paulo – Rio de Janeiro – Santiago, mas fomos transferidos para um vôo direto São Paulo – Santiago. Não alterou nem localizador, nem nada. Na hora de fazermos o check-in automático, nos totens de auto-atendimento, dava que nosso bilhete estava com problemas. Imagina nosso susto?
Tivemos que entrar na fila e nosso atendente viu que nossos bilhetes tinham sofrido alteração, e com isso a gente não podia fazer o check-in nos totens de atendimento. Ai veio a primeira surpresa: nossos assentos eram separados e nada de janela, como eu tinha requisitado. Fiquei maluca, liguei na TAM e reclamei, mas nada puderam fazer, nosso vôo estava lotado.
Entramos na aeronave e fomos recebidos por comissários bem simpáticos e atenciosos. Uma delas se pré-dispôs a nos ajudar nas trocas de assentos, para a gente conseguir ir juntos, e conseguiu.
Antes mesmo da decolagem a equipe de bordo deu para todos os passageiros o formulário da imigração chilena, para que todo mundo já descesse do avião com tudo pronto.
Aeronave e entretenimento de bordo
Sentamos no (gigante) avião e esperamos o vôo sair. A configuração na econômica é 3-4-3 (três poltronas nos cantos e 4 poltronas no meio), e eu fiquei bem surpresa por um avião daquele porte fazer a rota São Paulo – Santiago. Em todas as poltronas tinha um kit com travesseiro, cobertor, fone de ouvido e um kit de amenities, que incluia escova, pasta de dentes, pente, um par de meias e uma caneta. Útil, especialmente logo de manhã.
O espaço entre as poltronas era muito bom, como nas fotos acima (para referência: eu tenho 1.71m, e o Dre 1.84m), e a infra-estrutura ótima! Todos os assentos tinham disponíveis tela touchscreen individual, entrada USB e tomada universal para carregar aparelhos eletrônicos. Então quem quisesse carregar seu conteúdo para a tela também tinha essa possibilidade, e quem queria aproveitar a entrada USB para recarregar seu aparelho também tinha essa oportunidade.
No entretenimento de bordo muitas opções estavam disponíveis – incluindo filmes que estavam até poucos meses atrás em cartaz nos cinemas brasileiros. A biblioteca de músicas também era bem grande, assim como a de seriados. Achamos ótimos!
Nosso vôo saiu com meia hora de atraso, mas chegou em Santiago apenas 10 minutos depois do previsto.
Serviço de bordo
Esse foi um dos pontos que mais surpreendeu a gente, de verdade.
Pouco antes da decolagem, foram oferecidas balas aos passageiros, como de costume nos vôos da TAM. Depois de um tempo (maior do que o previsto, por conta de todas as turbulências que enfrentamos no meio do caminho!) foi servido o café-da-manhã para a gente.
O café era bem completo: sanduíche quente, bolachas, salada de frutas, manteiga e geleia. Para beber tinha dois tipos de suco, água com gás e sem gás, café e leite.
Aqui vou pontuar duas coisas: a gente sempre está acostumado ao “chafé” dos aviões (aquele café beeeem aguado!), e encontrar café Suplicy no avião foi uma ótima surpresa. Para quem não sabe, o café foi eleito um dos melhores do país, e ele é servido em igual qualidade no voo. E o leite é leite de verdade, não aquele soro que se mistura no café.
A segunda coisa é: louças. Quem está acostumado a voar de econômica está acostumado a ter o serviço de bordo com copos, pratos e talheres de plástico. Só que nos nossos voos, tanto de ida quanto de volta, fomos servidos com talheres de metal, copos de vidro e travessas de cerâmica. Achei isso ótimo, de verdade! Especialmente na volta, onde jantamos no voo. Comer com talheres de metal é bem melhor do que comer com talheres de plástico, né?
No final ocorreu tudo bem, e a experiência de voo foi ótima. Ficamos muito satisfeitos com a aeronave e a qualidade oferecida em todas as etapas da nossa viagem, achei bem melhor do que em voos nacionais.
As poltronas eram confortáveis, com bom espaço entre as poltronas, comissários super atenciosos e solícitos e um bom serviço de bordo (tanto o café quanto o jantar estavam muito bons!)
Recomendamos sim quem for viajar no trajeto! Pode ir de olhos fechados!
E você, já voou de TAM para fora do Brasil? deixe nos comentários suas impressões!
Beijos!