- by Redação Trippolis
- on janeiro 14, 2025
Passaporte de Vacina será implementado em São Paulo
Teremos Passaporte da Vacina em São Paulo!
Seguindo a tendência de outros países, a cidade de São Paulo vai instituir o Passaporte da Vacina, que é um passaporte sanitário que permite acesso em ambientes públicos como bares, restaurantes e shoppings, por exemplo.
O governo do Estado de São Paulo encerrou as restrições de capacidade e horário no último dia 17, e desde então os estabelecimento podem operar com capacidade máxima e horários tradicionais. Essa medida causou lotação em diversas casas da cidade.
Nesta segunda-feira, a prefeitura anunciou o Passaporte da Vacina em São Paulo, que é uma forma a mais de dar segurança aos cidadãos.
“É um serviço importante porque às vezes a pessoa recebe a carteirinha de vacinação e esquece. […] Então pelo aplicativo no celular ela vai fazer a leitura e identificar a data da vacinação. Mas o objetivo principal é mesmo o passaporte para adentrar os locais autorizados pela Vigilância Sanitária, como eventos”, informou o prefeito.
O que é o Passaporte da Vacina?
O passaporte da vacina é um documento digital que comprova o estado da situação vacinal para o COVID-19 do usuário. Diferente de outros países, onde você deve ter as duas doses, o passaporte da vacina em São Paulo é válido para quem tomou pelo menos uma dose da vacina.
Ele é um documento digital, com um QR Code gerado pelo próprio aplicativo. O código é unico e indidual, e atesta a veracidade dos dados do usuário.
Quando começa a valer?
O passaporte começa a valer no dia 30 de agosto, e o aplicativo será liberado até o dia 27, nesta sexta-feira. Os estabelecimentos devem exigir que os clientes mostrem o QR code antes de entrarem, e só devem liberar quem tomou pelo menos a primeira dose.
Estabelecimentos que permitirem entrada de pessoas sem pelo menos uma dose da vacina serão multados.
Quem pode emitir o Passaporte da Vacina?
Diferente de outras cidades, para a emissão do passaporte da vacina em São Paulo não vai ser preciso ter tomado as duas doses, mas pelo menos a primeira dose de qualquer vacina aprovada no país.
A emissão dos passaporte da vacina se dá através de um aplicativo, que emite um QR Code que valida os dados e diz o atual estado da pessoa – se está vacinada ou não e com quantas doses.
É importante dizer também que não são só moradores que devem ter esse passaporte, mas sim todos que estiverem em São Paulo e resolverem frequentar estabelecimentos comercial e/ou culturais.
Como ter acesso ao seu Passaporte da Vacina?
O cadastro é individual e deve trazer informações sobre o portador do cadastro, que não precisa ser necessariamente morador do município de São Paulo. Cada pessoa deve baixar o aplicativo e seguir os dados do cadastro.
Não tem custo para emissão, e ele é feito de forma 100% digital.
O Passaporte da Vacina tira a obrigação da máscara?
Não! Máscaras continuam obrigatórias em toda a cidade,
E você, o que achou da medida? Eu achei excelente!
Um documento digital garante mais praticidade, e um passaporte digital dá mais segurança para quem está frequentando diversos ambientes. Como o COVID é algo que vai demorar para passar, é necessário a gente ter mais garantias de que pelo menos pessoas vacinadas estão frequentando lugares públicos.
O ideal é que o passaporte da vacina fosse nacional, como a Itália tem a Ceritificazione Verde, por exemplo, mas já é um avanço. Quem sabe agora os governos federal e estaduais não começam a se movimentar para a criação desse passe sanitário nacional ou estadual?
1 comment on “Passaporte de Vacina será implementado em São Paulo”