- by Daniele Polis
- on Atualizado em 28 de agosto de 2024
2 destinos pelo preço de 1: aproveite o stopover.
Olá!
Hoje nós vamos falar sobre uma prática muito comum pelos viajantes mais experientes e muito inexplorado pelos mais novatos: o stopover.
O stopover é uma ótima oportunidade de conhecer/revisitar uma outra cidade de forma gratuita. Ou seja, são 2 destinos pelo preço de 1.
Que tal otimizar a sua próxima viagem e colocar mais cidades no seu destino?
O que é Stopover?
Stopover é uma para estratégica feita entre sua origem e seu destino final. Dependendo da sua origem ou destino, não existem vôos diretos, o que significa que você tem que fazer uma parada e trocar de avião em alguma cidade.
Ficar no aeroporto ao invés de seguir voo imediatamente é o stopover.
Quanto custa essa parada?
Isso varia de acordo com a companhia aérea.
• KLM e a Air France: nestas companhias, que são do mesmo, o stopover é gratuito. Se você planejar direitinho, consegue conhecer Paris + Amsterdã + terceiro destino. Se você estiver planejando uma eurotrip, é uma ótima opção.
• Alitalia: passageiros voando Alitalia têm direito à um stopover de até 72 horas em Roma, desde que o destino final não seja na Itália. E o mais legal é que você pode aproveitar três dias na ida e três dias na volta. Aproveitamos para ficar três dias em Roma na nossa viagem para Paris.
• American Airlines: na companhia aérea americana, você pode ficar alguns dias nos Estados Unidos antes de sair da última cidade do país. Você pode fazer uma parada em Miami antes de voltar ao Brasil, por exemplo. Ou se for para a Europa via Estados Unidos, pode aproveitar e conhecer dois continentes em uma só viagem.
• TAM*: A Aninha, do Disney Guia, viajou em 2011 do Brasil para a Malásia, com escala em Londres, e ficou por 10 dias na capital inglesa sem custo adicional.
Uma conexão longa também é uma boa!
Dois lugares que conheci somente porque fiz duas conexões longas: Cancún e Doha, no Catar. Foram experiências muito legais em destinos que provavelmente eu não viajaria, então acabei conhecendo “sem querer”.
Uma coisa importante nesses casos: verificar se você precisa pegar a mala entre as conexões. Isso é fundamental no seu planejamento, para que você tenha uma mala de mão mais adequada ou então veja como vai fazer com a mala maior nesse meio tempo.
• Cancún: o nosso voo chegou às 7 da manhã e nosso voo para o Brasil partiria somente às 8 da noite. Então foi uma ótima oportunidade de passar um dia em Cancún, aproveitando as praias e conhecendo de perto a gastronomia mexicana. Nós tivemos que pegar as malas e levar conosco.
• Doha: o destino final era Barcelona, mas ficamos numa conexão de nove horas. Para conexão maiores que 8 horas e menores que 24 horas, a Qatar Airways oferece hotel e alimentação, então ficamos num hotel ótimo e conhecemos a cidade rapidamente por causa de uma conexão. Nós não precisamos pegar as malas no país, ficamos apenas com a mala de mão. Contei minha experiência aqui.
• Casablanca: o Costa, amigo e leitor do blog, pegou uma dessa com a Royal Air Maroc, numa conexão de 22 horas. A companhia pagou hotel, traslado e alimentação, e de quebra ele ainda conheceu um país novo. Ele não pegou a mala no Marrocos, ficou apenas com a mala de mão também.
Como utilizar o Stopover?
Essa parte é super importante: você deve solicitar o stopover antes de finalizar a compra da passagem. Isso é muito importante mesmo, porque se você for tentar marcar depois o stopover, vai ter que pagar a remarcação de tarifa, o que vai gerar um custo, claro.
Em algumas companhias aéreas é possível fazer essa compra somente pelo telefone, como no caso da Alitalia, mas na maioria você consegue realizar pelo próprio site, escolhendo a opção “Múltiplos Destinos” na hora de reservar a passagem.
E aí, quem já aproveitou um stopover em uma viagem? Tem alguma dica para dar?
Eu sou adepta de stopover e longas conexões, quando as viagens são de vários dias, para aproveitar e quebrar um pouco o clima de avião que a gente fica, ainda mais depois de 10, 12 horas num avião né?
Além disso stopovers são boas oportunidades de você conhecer um novo destino que, quem sabe, pode virar o destino final das suas próximas férias, né?
1 comment on “2 destinos pelo preço de 1: aproveite o stopover.”