Início Vida de Viajante Viagem cancelada pelo Corona Vírus – o que fazer para amenizar o impacto.

Viagem cancelada pelo Corona Vírus – o que fazer para amenizar o impacto.

por Daniele Polis
0 comentário

Olá, gente, tudo bem?

Se você está vivo, está sabendo do assunto do momento: Corona Virus. As notícias estão em todas as mídias em diversos idiomas. E com isso veio uma bomba para milhões de pessoa no mundo inteiro: viagem cancelada pelo Corona Vírus.

Eu não sou profissional da área da saúde, nem cientista, mas sou uma das pessoas que foi afetada, de certa forma, pelo Corona Vírus”. Nesse momento era para eu estar em um vôo para a Califórnia, onde diversos compromissos profissionais me esperariam pela próxima semana. Não preciso nem falar que foi tudo cancelado, certo?

Só que além da informação, tenho visto muita desinformação e muita frustração, o que eu entendo completamente. Imagina você sonhar um ano inteiro com uma viagem e aí vem um fator externo que muda o mundo inteiro de cabeça para baixo? E não, não temos controle algum nem previsão do que vai acontecer pelo(s) próximo(s) mês(es). Começou na China, foi para a Europa (você já imaginou que a Itália inteira estaria em quarentena? Eu não) e não sabemos o que vem depois – provavelmente Américas.

Tentando ir na contramão de um clima de ansiedade e pressão que tem se instalado por conta das notícias todas, eu resolvi fazer um post com dicas para o que fazer em consequência de uma viagem cancelada pelo Corona Vírus. Isso vale para quem está de férias ou para quem teve compromissos de trabalho adiados por tempo indeterminado.

Planejar uma nova viagem

Tá, eu sei que isso parece extramemente irônico, ainda mais porque você adiou uma viagem por conta de um motivo externo. Só que essa “não viagem” que não rolou agora não significa que acabaram suas oportunidades todas de viajar. Muito pelo contrário. Você vai ver que o mundo é muito incrível, e que talvez você não queira bater perna em museu, mas sim ficar de perna para o ar em um destino paradisíaco.

E falando de trabalho, isso também se aplica. Na empresa onde trabalho, por exemplo, sempre teve-se um calendário fechado de eventos que a empresa optava por participar, e o cancelamento de um deles fez com que os sócios olhassem para novas oportunidades ainda não exploradas, e foi batido o martelo para um destino que a empresa ainda não foi.

A gente não sabe quanto tempo essa pandemia vai durar, mas uma coisa é certa: ela não vai durar para sempre, e o mundo está cheio de lugares fantásticos prontos para serem explorados.

Aprender algo novo

Sabe aquele curso que você nunca consegue fazer ou por cansaço, ou por falta de tempo ou pura falta de concentração? Agora é a hora, amigo. Se você é como eu e tem uns 20 cursos online comprados e não fez nenhum, esse recesso em casa é uma ótima pedida para tirar eles da fila, melhorar seu conhecimento e com sorte ainda ter bagagem para ter um aumento salarial.

Se você não tem nenhum curso em vista, existem diversas plataformas que oferecem cursos de forma virtuais pela Internet, gratuitos e pagos. Entre eles estão Udemy, Coursera, Alison

Botar as séries e/ou livros em dia

Sabe todas aquelas séries e livros que você só ficou ali guardando para ver depois e foi adiando porque você tinha que trabalhar para pagar a sua viagem? Pois bem, hora de colocar em dia.

Aproveite o descanso “forçado” para aproveitar e ler o máximo de livros que você conseguir, sobre os mais diversos assuntos. É normal a gente querer ter um milhão de livros para ler e nunca conseguir, porque no máximo a gente lê no caminho do trabalho ou em algum pequeno intervalo na hora do almoço. Eu mesma estou com as prateleiras cheias, fora o que tenho no Kindle!

Isso sem contar as séries, né? Aproveite para maratonar tudo que você nunca conseguiu porque só dava para ver um episódio antes/depois das obrigações do dia a dia. Pegue todas as séries que estava ali no seu catálogo e comece a assistir até aparecer um “Tem alguém assistindo?” e sinta zero culpa por isso.

corona virus viagem

Se desconectar dos problemas do mundo

A gente todo dia tem sido bombardeado com uma série de notícias ruins por causa do corona virus: cancelamento de viagem, problemas econômicos, câmbio instável, muita gente doente…

E essa incerteza aliada à ansiedade, misturada com desinformação, paranóia e histeria, vai causando um mal estar tão incrível na gente que é impossível não se sentir sufocado por tudo isso. Quando você vê uma notícia de que estão acabando com papel higiênico em outros países, é impossível não pensar “será que aqui também vai acontecer isso?”, ou quando o dólar bate R$5 você automaticamente pensa “Meu Deus, o preço de tudo vai disparar”. E eu não vou te julgar porque passei pela mesma coisa. Só que – adivinha – ninguém consegue ter certeza de nada. Então não adianta sofrer pelo que não se tem controle algum.

Quando eu senti que eu estava sendo diretamente afetada por isso, eu simplesmente me desconectei. Comecei a ver notícia uma vez por dia só, de órgãos oficiais, e segui trabalhando como se “nada estivesse acontecendo”. Tem me feito muito bem. Eu não fico ansiosa, não alimento histeria e consigo me concentrar em outras coisas.

Melhorar as relações interpessoais

A correria do dia-a-dia nos priva de muitas coisas, especialmente se você mora em grandes capitais e a correria complica muito qualquer chance de manter um círculo social constante. Então agora que você tá “de bobeira” que tal aproveitar para colocar isso em dia?

Aproveite para marcar aquele jantar com seu amigo que você nunca consegue porque sempre tá fazendo hora extra, pega o telefone liga para aquele seu familiar que você não fala já tem muito tempo… Se você tem filhos, sobrinhos ou afilhados, aproveita para passar mais tempo com eles, jogar um jogo, ler um livro, contar histórias. Coisas que a correria nunca deixa a gente fazer.

Claro que qualquer encontro deve ser prudente e não interagir com pessoas que tiveram contato com doenças. E se possível, tente fazer tudo isso em casa, e mantenha sempre uma distância segura e o ambiente higienizado.

O momento é de cautela, mas não de pânico. Precisamos prestar atenção em recomendações médicas – como lavar bem as mãos, evitar sair de casa e grandes aglomerações e principalmente só ir para hospitais se você sentir dificuldades para respirar e/ou febre muito alta. Não estoque papel higiênico e principalmente máscaras, pois elas podem faltar para pacientes que realmente precisam delas por terem saúde mais frágil ou estarem em algum tratatamento mais específico.

Aproveite essa folga forçada para otimizar o máximo que conseguir, ainda que nada se compare à uma viagem – e eu sei bem. Olhe isso como uma oportunidade para fazer coisas que você não consegue no dia a dia, pelas correrias e compromissos, algo que é bem típico durante as viagens, não é mesmo?

Fique em casa o máximo que puder, e se conseguir trabalhar de casa ou ir para o trabalho em horários alternativos (fora de pico) faça isso. Se você conhece alguém que voltou de área de contágio recentemente, evite contato com essa pessoa, e evite também contato com pessoas da faixa de risco (especialmente idosos). Não faça viagens desnecessárias, as companhias aéreas, hotéis e atrações estão sendo bem flexíveis com remarcações. Não se exponha à riscos. Agora é hora de pensar no coletivo, e não no individual. O que acontece agora na Itália é um aviso para que a gente não passe pelo mesmo em breve, então vamos nos precaver!

Eu estou aproveitando para colocar as séries em dia e ler os livros que comprei em 2018! E vou seguir quieta em casa esperando que esse caos passe.



Sua viagem com muito desconto!

Hospedagem
Seguro Viagem
Passeios e Tours
Chip de Internet
Aluguel de Carro
Conta Internacional

Imagens por StockSnap no Pixabay

You may also like

Leave a Comment